Condenação de Lula enfraquece ataques do PT a Temer

Publicado em Política

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu como uma bomba no partido, que, nesse primeiro momento, parte para o ataque ao juiz Sérgio Moro, com argumentos muito parecidos com aqueles que o PMDB usa hoje para defender Michel Temer. O líder do PT, Carlos Zarattini, foi enfático ao dizer que não há provas de que o triplex é de Lula, a não ser a delação de um empresário que está preso e diria qualquer coisa para se livrar da cadeia. Da mesma forma, os peemedebistas afirmam dia e noite que não há nada que ligue o presidente Michel Temer aos R$ 500 mil recebidos pelo ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, a não ser a delação de um empresário que recebeu o direito de viver nos Estados Unidos e ficar livre da cadeia, depois de gravar o presidente.

 

É nesse pé que a política chega a esta tarde de quarta-feira, o primeiro dia de debates da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A cada dia, a cena politica fica mais conturbada, sem sinais de clima ameno para ninguém.  Da parte do governo, continua a busca de votos. Certamente, o fato de o PMDB e o PSD fecharem o apoio a Michel Temer dá fôlego para o presidente enfrentar essa primeira denúncia, uma vez que o PP e o PR devem seguir pelo mesmo caminho.

 

Nesse momento, o principal obstáculo é o tempo. O governo vai forçar a votação esta semana, mas há um grupo interessado em deixar para agosto, quando outras denúncias virão. Na verdade, os deputados não querem ter que colocar a cara agora no microfone para votar a favor do presidente e ter que repetir o gesto em agosto. Preferem esperar as próximas denúncias e fazer tudo de uma vez só, no mês que vem. Temer, entretanto, prefere  votar logo e joga para isso. A ordem é, com o fôlego dessa primeira denúncia, aproveitar o recesso para se organizar a fim de enfrentar as novas turbulências. Quer viver a cada dia, ou melhor, a cada hora a sua aflição. Aliás, o país não tem feito outra coisa nos últimos anos. Vejamos as próximas horas, o que nos reservam. De tédio, como disse certa vez o ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello, não morreremos.