Santos Cruz
santos-cruz Crédito: Marcos Corrêa/PR Santos Cruz

Comunicação mais agressiva derrubou Santos Cruz

Publicado em coluna Brasília-DF
Coluna Brasília-DF

A saída do ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz, está diretamente relacionada à decisão do governo em torno de uma estratégia de comunicação mais agressiva em prol da reforma da Previdência e de outros projetos governamentais. Até aqui, Santos Cruz resistia em investir em comunicação. E os ministros e o próprio presidente estão convencidos de que a reforma previdenciária terá mais segurança se for bem explicada de fora para dentro.

» » »

Em tempo: A derrubada da capitalização do texto da reforma foi considerada, dentro do governo, como uma prova da falta de comunicação. Há quem esteja convicto de que faltou esclarecer a população a respeito.

Façam como ele I

Depois do caso envolvendo o vazamento de diálogos entre os procuradores, autoridades do Executivo e parlamentares passaram a usar o aplicativo Signal para troca de mensagens. É o preferido do analista de sistemas Edward Snowden (foto), famoso depois de ser acusado de espionagem e de vazar dados de segurança dos Estados Unidos.

Façam como ele II

O Signal é um aplicativo de software livre e de código aberto (FOSS) para Android, iOS e desktop que faz uso de criptografia de ponta a ponta, permitindo que os usuários enviem mensagens de grupo, texto, imagens, áudio e vídeo. Os usuários acreditam que as mensagens são encriptadas de ponta a ponta, bem como as chamadas telefônicas.

E a Previdência, hein?

Os parlamentares acreditam que ainda virão novos ajustes no texto. Porém, avaliam, o relator limpou bastante o campo. Pelo menos, à primeira vista.

Foco

Especialistas que deram uma olhada mais a fundo no texto estão desconfiados de que a desconstitucionalização será a grande batalha dessa fase pós-relatório. Assim como as regras de transição para servidores públicos, consideradas modestas pelos sindicatos e associações de várias categorias.

Curtidas

Largada/ As associações de classe passaram a quinta-feira destrinchando o relatório de Samuel Moreira sobre a reforma previdenciária. Vem por aí uma saraivada de pedido de destaques para votação em separado.

Por falar em Samuel…/ O relator passou com louvor na primeira fase de testes de articulação política. Se continuar assim, dali para voos mais altos será um pulo.

Tem para todos/ Com greve geral convocada para hoje, os governistas querem saber o que pesará mais: Se a Previdência ou o Lula Livre, que entrou na roda depois da divulgação dos diálogos.

Longa jornada/ Até ontem, mais de 100 deputados já haviam feito inscrição para debater a reforma da Previdência na semana que vem. Pode esperar sessões madrugada adentro.

E o Moro, hein?/ A demissão de Santos Cruz deixou o ministro da Justiça em segundo plano. Deputados avaliam que, se o site The Intercept não botar lenha na fogueira, a sessão do dia 19 será tépida.