Clima pré-teto

Publicado em coluna Brasília-DF

Ex-servidores comissionados do Superior Tribunal de Justiça estranharam o valor de suas rescisões trabalhistas. Faltaram as horas extras. Um deles diz que ficaram pendentes de pagamento cerca de R$ 2 mil. Quem procurou o setor de recursos humanos para saber do dinheiro saiu de mãos abanando. A assessoria do Tribunal afirma que essa despesa não ficará para o ano que vem: “O STJ trabalha para quitar todas as pendências com ex-colaboradores até o fim de dezembro”.

Em tempo: O teto de gastos ainda não está valendo, porque ainda precisa ser votado no Senado. A hora que o teto estiver valendo, dizem alguns, a situação poderá ficar pior.

Dessa vez, passa
O governo desistiu de punir, pelo menos, parte dos ausentes à votação do segundo turno da PEC de gastos na Câmara. O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), candidato a prefeito de Ribeirão Preto encabeça a lista de perdoados. Se estivesse em Brasília para votar, Nogueira perderia o debate e o adversário, que tem o apoio do PMDB, nadaria de braçada.

Ontem & hoje
O deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE) passou o dia tentando animar os eleitores do deputado João Paulo (PT-PE) lembrando a primeira eleição do petista para prefeito, em 2000. Naquele período, conta o deputado, Roberto Magalhães (PFL) liderava todas as pesquisas e perdeu. A esperança do deputado é que a história se repita neste domingo.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro…
O prefeito Eduardo Paes avisou a amigos que não pretende se aposentar depois de entregar o cargo, em janeiro de 2017. Há quem acredite que ele será candidato a governador em 2018, ainda que seja por outro partido.

Entressafra
Assessores do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, consideram que o mau humor em relação à Lava Jato não se restringe aos políticos investigados. A imprensa, na avaliação deles, também entrou nesse clima. Mas isso, garantem, não tirará o ânimo da força-tarefa. O contribuinte agradece.

Vôos, vinhos & política
Os companheiros de viagem do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ao Azerbaijão foram escolhidos a dedo a fim de discutir cenários para 2017, quando a Casa escolherá seu novo presidente. Há, pelo menos, três pré-candidatos a bordo: O próprio Rodrigo, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), e o deputado Heráclito Fortes (PSB-PI). Além deles, estão o líder do PP, Aguinaldo Ribeiro (PB), o do PPS, Rubens Bueno (PR), e o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA). Na ida, param em Madri. Na volta, em Lisboa.

CURTIDAS
Galanteio na Defesa/ Não faltaram piadinhas e brincadeiras no esforço entre os ministros em busca da paz entre os Poderes na reunião de ontem. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, se desdobrou tanto que, lá pelas tantas, saiu-e com esta, dirigindo-se à presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia: “A senhora é a nossa fada-madrinha!”.

Amigos de infância?/ Quem viu o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, na mesma reunião jura que pareciam amigos de longa data. Bastava Renan fazer um aparte para o ministro responder e vice-versa. Momento lindo.

Em nome do filho/ Moraes demonstrou que leva jeito para agradar. Lá pelas tantas, ele disse que Maceió era, em 2014, a cidade mais violenta do Brasil em número de homicídios. Hoje, é a 12ª mais segura. O elogio não veio por acaso. O governador de Alagoas é Renan Filho.

Por falar em Renan…/ Ele foi quem mais falou e pediu apartes na reunião de ontem, sobre segurança pública no Itamaraty. A cada vez que pedia a palavra, Renan mencionava seu passado de afinidades do setor. Tudo vinha acompanhado de comentários do tipo, “quando eu fui ministro da Justiça”, “quando eu presidia a Frente do desarmamento…”. Sabe de tudo!