CCJ caminha para disputa no voto

Publicado em coluna Brasília-DF

CCJ caminha para
disputa no voto

Os senadores abrirão nesta segunda-feira a primeira semana de trabalho, depois da posse da Mesa Diretora, com cheiro de disputa no voto sobre quem vai presidir a Comissão de Constituição e Justiça. A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) já está consultando os colegas para saber com quem poderá contar. Raimundo Lira tem muita simpatia dentro do PMDB. Porém, o ex-presidente José Sarney e Renan Calheiros esperam contar com alguém que é do grupo, leia-se Édison Lobão. Quem tem acompanhado a novela acredita que a corrida nos bastidores está tão
intensa quanto a escolha do
primeiro-vice-presidente da Câmara.

Sem CCJ,
sem ministro

O presidente Michel Temer avisou ontem aos senadores do PMDB que vai esperar a definição da Comissão de Constituição e Justiça para nomear o futuro ministro do Supremo Tribunal Federal. Embora o presidente tenha previsto anunciar o nome nesta segunda-feira, o Planalto não quer deixar o jurista “na chuva”, se desgastando enquanto os senadores não se acertam sobre o colegiado.

O superministro
Moraes

Quem conhece o presidente Michel Temer avisa: ele ampliou os poderes do Ministério da Justiça dando mais visibilidade às questões de segurança para poder proporcionar a Alexandre Moraes o desafio de reestruturar a área no Brasil. Portanto, avaliam importantes ministros do Planalto, Moraes acaba de deixar a lista de opções para futuro ministro do Supremo Tribunal Federal, que hoje está composta por integrantes dos tribunais superiores.

Os cavaleiros
de Sarney

Depois de emplacar o senador João Alberto no cargo de segundo-vice-presidente do Senado, o ex-presidente José Sarney e o comando peemedebista vão colocá-lo também como presidente do Conselho de Ética. Falta combinar com os demais senadores.

Emprego,
a próxima fronteira

Depois de completar o tabuleiro da política governamental, o presidente Michel Temer anuncia um acréscimo de 50 mil casas no Minha Casa Minha Vida e o aumento de R$ 8 mil para R$ 9 mil da última faixa de renda familiar que pode ser beneficiada com os financiamentos diretos com as construtoras.

O quadro e a moldura

O PMDB fez as contas. Descobriu que só tem um ministério que conversa diretamente com os prefeitos, o do Desenvolvimento Social. Os demais estão distribuídos. Educação é do DEM, Saúde é do PP, Cidades, do PSDB, que agora ganhou o passaporte para o futuro — acesso à distribuição de cargos e emendas ao Orçamento. Para completar, dizem os peemedebistas, os tucanos têm o Ministério de Relações Exteriores, perfeito para emoldurar um discurso moderno.

Campanha por Ives/ Uma carta assinada por mais de 50 movimentos sociais de todo o país em defesa da vida e da pessoa com deficiência pede que Michel Temer nomeie Ives Gandra Martins Filho para o Supremo Tribunal Federal. Fala em ativismo judicial que põe em risco o direito à vida e é direta: “Necessitamos de um ministro no STF que faça cumprir nossas leis, respeite a vontade do povo brasileiro, a fim de garantir o equilíbrio democrático e o direito fundamental que é o direito à vida”.

Em casa/ Mal terminou a posse dos ministros, um grupo de tucanos seguiu com Antonio Imbassahy para conhecer as salas da Secretaria de Governo. Era o retorno do partido ao Planalto, com um lugar para chamar de seu, algo que não ocorria desde janeiro de 2003, quando Lula assumiu.

Por falar em Lula…/ O presidente Michel Temer vai esperar passar o luto de Lula, mas não tardará a convidá-lo a uma conversa ou almoço no fim de semana. Aliás, esses encontros políticos têm sido praxe para o peemedebista.

Bancada Danoninho I/ É assim que os veteranos da Câmara se referem aos jovens parlamentares eleitos para a Mesa Diretora da Câmara.

Bancada Danoninho II/ O destaque para os jovens vai continuar. A deputada Bruna Furlan (foto), do PSDB-SP, comandará a Comissão de Relações Exteriores.