Bolsonaro com a camisa do Flamengo ao lado de Sérgio Moro
Bolsonaro com a camisa do Flamengo ao lado de Sérgio Moro 12/06/2019. Crédito: Reprodução/Instagram. Presidente Bolsonaro e o ministro Moro, no Estádio Mané Garrincha assiste ao jogo do Flamengo e CSA. Bolsonaro com a camisa do Flamengo ao lado de Sérgio Moro

Bolsonaro planeja ir ao Qatar ver o Flamengo no Mundial

Publicado em coluna Brasília-DF
Coluna Brasília-DF/Por Carlos Alexandre de Souza 

O Qatar será o país-sede da Copa do Mundo de 2022, mas Bolsonaro planeja ir lá antes. Aos mais próximos, tem dito que gostaria de ir prestigiar o Flamengo na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que ocorre entre 11 e 22 de dezembro deste ano. O desejo em ir pode se concretizar, sobretudo, se o Flamengo chegar à final. Para assessores, seria até uma oportunidade para estreitar relações com o país e, quem sabe, voltar com mais investimentos para o Brasil.

Teste do povo

A visita de Bolsonaro à Feira dos Importados, em Brasília, não foi uma decisão tomada a esmo. A leitura feita por interlocutores é de que, à medida em que saem boas notícias, o presidente fica mais animado a “testar” a popularidade. O presidente sabe que não pode só pregar para os convertidos que o prestigiam no Palácio da Alvorada. Há um entendimento de que não pode se isolar nas redes sociais e ouvir os conselheiros mais próximos. A tendência é continuar ouvindo a célebre voz rouca das ruas.

Sempre alerta

Os ministros e demais conselheiros sabem que não vão conter o ímpeto de Bolsonaro em ir às ruas. Nem querem. Pelo contrário. Recomendam, no máximo, que ele avise com antecedência a ida às ruas. Com antecipação ou de sopetão — uma marca do presidente —, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), pasta responsável pela segurança do chefe do Executivo, garante que toda a equipe está preparada para qualquer surpresa. Há um reconhecimento de que são eles que têm de se adequar ao presidente, e não o contrário.