APO SEM MUDANÇAS

Publicado em Sem categoria
Dilma não quer testes

O clima ruim na política fez com que a presidente desistisse de trocar o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO). Edinho Silva, que foi tesoureiro da campanha de Dilma Rousseff à reeleição, avisou que não vai mais ter seu nome submetido ao Senado. A avaliação do Planalto é a de que uma votação secreta na atual conjuntura seria perigosa, uma vez que colocaria a presidente sob teste de popularidade entre os senadores. Melhor não arriscar. Dilma não quer marola. Nada que possa atrapalhar o ajuste fiscal.

E o Pros vai para…

Com Cid Gomes fora do Ministério da Educação, o Pros perdeu as esperanças de ver um dos seus filiados indicado para ocupar a vaga. Nesse cenário, a cúpula do partido se movimenta em direção ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O primeiro gesto será tentar apear o jovem deputado Domingos Neto do cargo de líder da bancada. Domingos é cearense e um dos leais defensores de Cid Gomes.

Só o começo

Deputados e senadores tratam da saída de Cid Gomes do Ministério da Educação como o primeiro gesto. Enquanto Dilma não mudar a coordenação política palaciana, a crise política não cessará, embora nesta sexta-feira tudo pareça mais “light”.

Ato falho

O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque não pretende assinar nenhum pedido de delação premiada. Seus advogados garantem que ele não será “alcaguete”. Epa! E tem quem delatar?

Marta, a socialista

A cúpula do PSB estará na festa de aniversário da senadora Marta Suplicy, inclusive o presidente do partido, Carlos Siqueira. É mais um movimento no sentido de aproximação para que ela seja a representante dos socialistas na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2016. Vai enfrentar o atual prefeito, Fernando Haddad, do PT, afilhado de Lula e candidatíssimo à reeleição.

Na Pesca, economia

O ministro da Pesca, Helder Barbalho, avisou aos proprietários do edifício Carlton Tower que ou eles reduzem em 40% o valor de R$ 1 milhão cobrado pelo aluguel do prédio no Setor Bancário Sul ou ele vai mudar a pasta dali. Afinal, são 600 funcionários distribuídos em 14 andares.

No BB, desperdício

Neste momento em que uns pagam fortunas em aluguel, o poder público tem um prédio vizinho praticamente vazio e abandonado, o da antiga sede I do Banco do Brasil, edifício histórico, inaugurado com Brasília. É, pois é. Depois ninguém sabe por que o orçamento está curto.

Enquanto isso, no Rio de Janeiro…

O Clube Militar lançou a “Campanha pela Moralidade Nacional”, com direito a discursos inflamados em sua sede central. Ali, tem destaque uma placa de homenagem ao “movimento democrático 31 de março” de 1964, que desaguou na ditadura militar, que, por 20 anos, manteve várias instituições amordaçadas no Brasil. Melhor ficar atento.

CURTIDAS   

O corpo fala/ O semblante de felicidade de Eduardo Cunha ontem na Câmara contrastava com o ar de preocupação de Aloizio Mercadante no Planalto. Afinal, as apostas do ministro de fazer crescer o Pros e o PSD como um contraponto ao PMDB deram errado.

Próóóximo!!!!/ Depois de Eduardo Cunha, dois deputados já se prontificaram a comparecer à CPI da Petrobras. Além do vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), está nessa fila o vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), ex-ministro das Cidades. Assim, faltarão prestar depoimento “só” 19 dos deputados

e 13 senadores citados na Lava-Jato.

Esportista, eu?/ O ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo (foto), fez questão de comparecer à solenidade de edição da MP que trata da renegociação das dívidas dos clubes de futebol, que prevê ainda a modernização desse setor. Lá pelas tantas, uma linda morena se aproxima, pede para tirar uma foto e solta esta: “Sempre lhe chamei para jogar futevôlei e o senhor nunca foi!” Era Alana, uma das estrelas dessa modalidade. Aldo apenas sorriu, mas algumas excelências ao lado disseram estar à disposição para jogar o que Alana quiser, com todo o respeito!

Se a crise deixar…/ O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já emagreceu 16kg com a dieta de reeducação alimentar. Diz que faltam 5kg.