Mãos exibem os primeiros sinais do envelhecimento. Saiba o que fazer

Publicado em Estética, Saúde
Foto: Ahmed Jadallah/Reuters

Antes mesmo daquela incontestável ruga no rosto, suas mãos podem ter avisado sobre o envelhecimento da sua pele. Elas são as primeiras a mostrar os efeitos dos anos sobre o corpo. E, geralmente, estreiam as marcas do tempo porque não foram protegidas corretamente do Sol. Nesses casos, por volta dos 40 anos, as mãos começam a ganhar manchas, um tom amarelado e vasos protuberantes.

Segundo especialistas, são acenos de que houve falhas na proteção aos raios solares. “Não são sinais do Sol que a pessoa tomou no verão passado. Examinando a mão de um paciente, podemos  afirmar categoricamente quando há sinais de muitas décadas de acúmulo de radiação, começando lá na infância”, afirma Luiz Gameiro, coordenador do Departamento de Geriatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O dermatologista explica que há dois tipos de envelhecimento da pele: o intrínseco e o extrínseco. O intrínseco está relacionada à genética. O extrínseco é causado por fatores externos, como radiação solar e poluição, e causa mais de 90% do aspecto envelhecido da pele. “Principalmente, devido à exposição ao Sol. Por isso que, quando você analisa motoristas ou trabalhadores rurais, provavelmente as mãos deles estarão mais envelhecidas do que o abdômen ou a mama, que ficam mais cobertos”, ilustra Luiz Gameiro.

Tratamento

O médico alerta que o câncer de pele também é provocado pela exposição ao Sol e provoca manchas. Por isso, é importante procurar um especialista no caso de sinais suspeitos. Geralmente, as manchas ligadas ao envelhecimento têm contorno circular ou ovalado, são planas (sem relevos) e acastanhadas para claro ou escuro.

Ao descobrir que se trata de uma mancha de envelhecimento, há outra boa notícia: é possível praticamente apagá-la do corpo. “Diferentemente de 30 anos atrás, hoje temos tratamentos para as manchas das mãos bastante eficazes”, diz Luiz Gameiro. Segundo o dermatologista, a luz pulsada pode reduzir significativamente ou apagar o problema.

Além disso, é um tratamento rápido. Em 10 minutos, a espécie de laser é aplicada nas duas mãos. Na primeira sessão, melhora de 50% a 60% o aspecto da mancha. Na segunda sessão, feita um mês depois, a mancha pode sumir completamente. “Como a luz pulsada é uma fonte de energia, ela vai provocar um pouquinho de dor quando for usada. Mas é algo tolerável. Pode ser aplicada em pessoas com diferentes idades: 40, 50, 80 anos”, afirma o dermatologista. Também usado, o peeling químico é menos eficiente, segundo Luiz Gameiro.

Cuidados

No caso da luz pulsada, não há restrições quanto à existência de doenças, como diabetes ou hipertensão. Mas há alguns cuidados que devem ser tomados. Antes da sessão, a pele não pode estar bronzeada e precisa estar bem hidratada, já que vai ficar mais seca em razão da ação da luz pulsada.

Depois do tratamento, é preciso continuar com a hidratação da pele e adotar o filtro solar como produto obrigatório. “Se bem aplicado, ele dura duas horas. Para quem fica muito exposto à radiação solar, recomendo também o uso de luvas”, diz o dermatologista. Além de proteger as mãos, os cuidados evitam que as manchas apagadas no tratamento retornem e que surjam novos sinais do tempo.