Exercício facial após aplicação de botox reduz rugas mais rápido

Publicado em Beleza

Fazer exercícios faciais logo após a aplicação de toxina botulínica, o popular botox, pode fazer com que as rugas desapareçam mais rápido. A conclusão foi feita por cientistas da Northwestern University, nos Estados Unidos, em um experimento com 22 mulheres. As voluntárias foram submetidas ao procedimento estético para suavizar rugas na testa. Quando realizaram os exercícios quatro horas depois do tratamento estético, perceberam o efeito esperado com um dia de antecedência.

As mulheres foram divididas em dois grupos. Um não fez os exercícios faciais. O outro teve que franzir a testa em três séries de 40 repetições, com um intervalo de 10 minutos entre cada etapa. Seis meses depois, quando os efeitos do botox tinham desaparecido, elas voltaram à universidade. Após nova aplicação da substância, os grupos foram mantidos, e a orientação para a prática do exercício facial, trocada.

As participantes classificaram os aspectos das rugas da testa como melhores em dois a três dias após a combinação botox e exercícios faciais. Na situação contrária, a mesma avaliação foi feita com três a quatro dias. Dermatologistas consultados tiveram opiniões parecidas.

Relaxamento

Não houve diferença na duração da intervenção estética. As mulheres, porém, relataram melhora no pós-tratamento. Para 68%, os exercícios ajudaram no relaxamento muscular da testa. Segundo Murad Alam, professor de dermatologia da universidade, o botox se liga a receptores nas células nervosas para relaxar os músculos. “É possível que o exercício acelere esse processo de ligação”, acredita.
O pesquisador indica outra vantagem da combinação botox e exercícios faciais: “Para pacientes que precisam de resultados rápidos, o exercício pode valer a pena. Os pacientes gostam de ter mais controle sobre seus cuidados.” Os resultados da pesquisa foram divulgados na edição de hoje da revista científica Journal of the American Academy of Dermatology.