Tinder
Tinder Joe Raedle/Getty Images/AFP Tinder

Tinder é só perda de tempo para a maioria das pessoas, diz pesquisa

Publicado em Pesquisas

Por acaso, você instalou o Tinder no seu celular e não teve muito sucesso em arrumar encontros? Se sim, saiba que você não está sozinho, ou sozinha. O aplicativo de encontros é uma grande perda de tempo para a maioria das pessoas. É o que mostra um novo estudo sobre o tema.

“Para quem não consegue encontros sem o Tinder, o Tinder não oferece novas oportunidades”, garante o autor da pesquisa, Trond Viggo Grøntvedt. Em outras palavras, quem costuma ser bem-sucedido em marcar encontros fora do Tinder consegue encontros com o Tinder. Já quem não consegue, o Tinder não ajuda muito…

Psicólogo, Grøntvedt faz pós-doutorado na Universidade de Ciência e Tecnlogia Norueguesa. Para chegar a essa conclusão, ele e colaboradores entrevistaram 269 pessoas, sendo 62% mulheres e 38% homens. A maioria estudantes universitários com menos de 30 anos.

Após analisarem os dados, eles concluíram que:

  • são necessárias muitos deslizadas para a direita até chegar a um encontro;
  • são necessárias muito mais para se chegar a algum tipo de relacionamento (seja uma relação sexual de uma noite apenas ou um envolvimento romântico);
  • apenas 20% dos usuários tiveram uma relação sexual graças ao Tinder, e, na maioria dos casos, isso ocorreu apenas uma vez;
  • 80% nunca tiveram sexo porque usaram o Tinder;
  • mulheres costumam levar mais tempo avaliando possíveis matches e buscam mais frequentemente por uma relação duradoura;
  • homens são mais rápidos em deslizar para a direita, na esperança de que isso aumentará as chances de conseguir um match.

Tinder repete o que se vê em bares e boates

O Tinder, concluíram os autores, costuma gerar resultados para quem já obtém bons resultados de outras formas, como em boates e bares.

Foi muito interessante notar que o comportamento que vemos em outros locais, como bares e casas noturnas, se repete nos apps de encontro”, afirma Ernst Olav Botnen. Ele é coautor da pesquisa, publicada na revista Evolutionary Psychological Science.

“A maioria das pessoas que têm sucesso com o Tinder costumam conseguir parceiros para sexo casual de outras maneiras”, acrescenta Leif Edward Ottesen Kennair, também autor do estudo. “E para as pessoas assim, o Tinder só fornece um pequeno aumento no número de experiências”, acrescenta Grøntvedt.