Galentine's Day
Galentine's Day Cena de Parks and Recreation, série que deu origem ao Galentine's Day. Crédito/Reprodução Galentine's Day

Namorado pra quê? Você já ouviu falar do Galentine’s Day?

Publicado em Sem categoria

Hoje, 14 de fevereiro, é o Dia dos Namorados nos Estados Unidos, ou como os americanos chamam, Valentine’s Day (Dia de São Valentim). Mas, nos últimos anos, a data tem tido uma outra celebração concorrente: o Galentine’s Day.

Tá, mas o que é esse tal de Galentine’s Day? Bom, para começar a entender, é preciso ver que o nome da festa começa com a expressão “gal”, uma gíria para girl (garota). Ou seja, o Galentine’s Day é uma celebração de amigas, uma forma de festejar a amizade entre mulheres.

Qual é a origem do Galentine’s Day?

Tudo começou em 2010 com um episódio da série de tevê Parks and Recreation, no qual a heroína Leslie Knope, interpretada por Amy Poehler, organiza um brunch em casa no dia 13 de fevereiro, um dia antes do Valentine’s Day, com suas melhores amigas.

Para que a ideia saísse das telas e chegasse à vida real foi um pulo. Nove anos depois, o Galentine’s Day se consolida e tem tudo para virar tradição. E muitas mulheres não o celebram mais apenas na véspera do Dia dos Namorados, mas no próprio dia 14, embora o dia 13 ainda seja a data “oficial” para o encontro.

Por que o Galentine’s Day faz sucesso?

Para Olivia Dillingham, consultora de marketing em Nova York, a celebração do Dia dos Namorados pode ter um efeito opressor para muitas mulheres solteiras. “As mulheres crescem com essa fantasia do grande amor romântico, e o que estar apaixonado significa”, analisa. “Isso faz com que se sintam indignas e incapazes quando não têm ninguém para jantar no Dia dos Namorados”, destaca. Voltar-se para as amizades é uma forma de reagir a essa ideia, portanto.

Como o capitalismo é mestre em captar tendências comportamentais e lucrar com elas, as marcas já estão antenadas à data e passaram a promovê-la, dando ainda mais impulso à festa. Este ano, nos Estados Unidos, é possível encontrar nas lojas cartões, taças de vinho, velas e bolos estampados com “Galentine’s Day”. Bares e restaurantes organizam happy hours e festas dedicadas à data. E lojas de roupas estão fazendo promoções para a ocasião.

O sucesso é tanto que, enquanto o Valentine’s Day perde forçanos EUA — apenas um em cada dois americanos planeja comemorar o Dia dos Namorados em 2019, de acordo com a Federação Nacional do Comércio, um declínio de 10% na última década —, um estudo do NPD Group indica que as vendas relacionadas ao Galentine’s Day devem crescer 20% nos próximos três anos. Com informações da Agência France-Presse