homem fofo
homem fofo Cena de 'Juno'. (Crédito: Reprodução)

Homem fofo: manual de instruções

Publicado em Relacionamento, Sextão

Já disseram que o homem fofo é o verdadeiro canalha, porque passa a impressão de que é um cara diferente, mas depois pisa na bola igual qualquer outro, tornando a decepção muito maior. Bem, essa opinião é suspeita, porque foi dada por um homem não fofo, que talvez estivesse preocupado com uma disputa de popularidade, vai saber. O fato, porém, é que o homem fofo realmente exige alguns cuidados. Por isso, preparei aqui um manual sobre como lidar com esses caras gracinhas, gente fina pra caramba, sensíveis, doces, educados, enfim, (que parecem) diferentes.

Situação 1: vocês tiveram um lance, você gosta dele, mas não sabe se ele gosta ou não de você

Essa é a situação mais perigosa com um homem fofo. Minha aposta: ele não gosta de você e você deve considerar verdadeiramente a possibilidade de partir logo para outra.

Explico: minha tese sobre os homens fofos é que eles não são apenas pessoas que gostam de ser agradáveis. Eles também têm muito medo de desagradar os outros. Dizer não, frustrar, decepcionar os outros é quase pecado. A origem dessa postura deve estar na forma como eles foram criados, em eventos marcantes do passado, sei lá… Mas, de alguma forma, eles se tornaram essas pessoas fofas, que fazem de tudo pra deixar os outros bem e não querem ser culpados pelo mal-estar alheio.

Daí, quando ele tem um lance com você, mas não gosta de você a ponto de embarcar num relacionamento, ele entra numa enrascada. Ele quer dizer “Olha, foi mal, não dá, acho que a gente não combina”, mas seu mandamento número 1 é não decepcionar ninguém. Então, ele age ambiguamente. Não quer sair com você, mas te trata superbem quando vocês se encontram. Não dá mais sinais de que quer ficar com você, mas repara que você cortou o cabelo, elogia sua beleza.

Isso faz você entrar numa onda muito confusa. Você começa a se perguntar: “Mas, se ele não gostasse de mim, por que teria dito aquilo, me tratado daquele jeito, sorrido pra mim daquela forma?”. Bom, agora você sabe. Por isso, considere verdadeiramente a possibilidade de ele ser só um fofo que não gosta de você.

Situação 2: vocês estão ficando, você acha legal, mas não gosta tanto dele, embora o fofo pareça bem apaixonado

Nesse caso, você não corre muito o risco de sofrer e sua preocupação fica mais no terreno da ética. Você pode sair fora logo ou pode ficar mais um pouco com ele e aproveitar a companhia de alguém que te trata bem, topa fazer os programas que você sugere, cumpre o que combina. Muitas vezes, o homem fofo é a primeira relação respeitosa que alguém tem depois de pastar na mão de gente egoísta e grossa. Natural que se queira continuar nela, mesmo sem estar apaixonado. Pode até servir como exemplo do tipo de relação que você quer ter no futuro. Quanto à ética, é lembrar que do outro lado está uma pessoa e ter certeza de que a relação também faz bem a ele. Se estiver fazendo mal, termine. Atrás daquela fofice também bate um coração.

Situação 3: vocês estão juntos e apaixonados um pelo outro

O que poderia haver de arriscado nessa situação? Amar e ser amado por alguém fofo parece perfeito. E, de fato, tem tudo pra ser muito bom. Mas é preciso lembrar que o homem fofo, ao ter medo de desagradar, pode ser alguém que se anula um pouco além da conta. Com o tempo, você pode começar a se cansar de parecer alguém egoísta, pois vocês sempre fazem o que você quer. Você também pode se irritar com o fato de nunca saber o que ele realmente quer, e o fofo costuma exagerar na expressão “tanto faz”, deixando quase todas as decisões na sua mão. Um hora isso cansa.

Por isso, se você gosta dele e quer continuar com ele, deve estimulá-lo a exercitar a assertividade. Encorajá-lo a dizer o que ele quer, dizer que você também quer fazer coisas de que ele tenha vontade e mostrar aos poucos que tudo bem vocês terem uma ou outra discordância. Dá trabalho, porque o homem fofo passou anos achando que deve colocar os outros à frente dele. Tem gente que não aguenta e se cansa. Mas tem gente que ajuda o homem fofo a crescer e se tornar mais assertivo e passa a ter um relacionamento bacana. Basta respeito e amor. E fofice, claro.

Situação 4: você é o homem fofo

Amigo, não precisa abdicar de sua fofice. Ela é bem-vinda nesse mundo fura-olho do inferno. Mas não se deixe escravizar por ela. Você pode dizer não, frustrar os outros, falar o que pensa. Nessa de não querer magoar, você pode magoar muito alguém (veja a situação 1). Uma discussão num relacionamento não é o fim do mundo e todos têm direito ao prazer. Crie coragem, descubra o que te faz bem e diga mais para as pessoas ao redor o que você quer fazer. Você já aprendeu a respeitar os outros, aprenda a respeitar a si mesmo. Uma coisa não vai anular a outra. Coragem! A vida pode ser melhor!