Vale por dois

Publicado em Geral

  Há verbos que adoram pregar peças. Um deles é assistir. O danadinho tem uma cara e dois significados. Quem não sabe disso passa apertos. Diz uma coisa. Mas quer dizer outra. Acontece com ele mais ou menos o que aconteceu com o patrão e o empregado. Conhece a história?

O patrão pede ao empregado: — ­ Me dá um cigarro? Dali a pouco: — ­ Me dá um cigarro? Mais uns minutinhos: — ­ Me dá um cigarro? O empregado, vendo a carteira se esvaziar, olha firme para o filador e diz: — ­ O senhor está fumando muito. O cara de pau despreocupa o empregado: — ­ Eu fumo, mas não trago. — ­ Pois devia trazer.   História parecida

Com o assistir também ocorre confusão de significados. Você é freguês do verbo traiçoeiro? Na dúvida, faça o teste. Leia as frases com cuidado. Depois, assinale as que merecerem nota mil:

a. Assisti à sessão das sete. b. O governo assiste com remédios e alimentos aos flagelados das chuvas. c. Mais de um milhão de paulistanos assistiram ao jogo do Corinthians pela tevê.

E daí?

Marcou as letras a e c? Pra lá de certo. Com você, o verbo assistir não arma ciladas. Preferiu outra opção? Xô, bobeira! Você misturou alhos com bugalhos. Quer ver?

Nas opções a e c, assistir tem o sentido de presenciar, estar presente. Aí, é transitivo indireto. Exige a preposição a. Veja outros exemplos: Assisti à reestreia de Ronaldinho. Você vai assistir ao show? Eu vou assistir ao show de Xitãozinho e Xororó.

Na frase b, o verbinho mostra a outra cara. Sem preposição, é transitivo direto. Quer dizer prestar assistência: O governo assiste (presta assistência) com remédio e alimentos os flagelados das chuvas. A escola tem obrigação de assistir (prestar assistência) os alunos com dificuldade de aprendizagem. A associação assiste (presta assistência) famílias de desempregados.

Resumindo:

assistir a = presenciar, estar presente assistir = prestar assistência

Teste   A regência do verbo assistir merece nota mil na frase: a. Lula não vai assistir o jogo do Ronaldinho. b. Lula não vai assistir ao jogo do Ronaldinho.

A resposta? É a b, claro.