Um milhão de carros

Publicado em Geral

 
 
Cruzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz! Brasília emplacou o milionésimo carro. Que problemão! Adeus, sossego! Adeus, estacionamento farto! Adeus, trânsito civilizado! O número não trouxe dor de cabeça só para motoristas e pedestres. Foi além. Repórteres enfrentaram questão de concordância. Um milhão de veículos circula ou circulam pelas ruas da capital?
 
O que você acha? Faça sua aposta:

circula
circulam
circula e circulam
 
E daí? Escolheu a c? Acertou. Se vem depois do número, o verbo pode concordar com o número (um milhão) ou com a coisa expressa (carros). Mas, na língua, vale a regra da mulher de César. A primeira-dama romana não só tinha de ser honesta. Tinha de parecer honesta. Por isso, dê preferência à concordância com o complemento: Um milhão de pessoas participaram da passeata. Um milhão de crianças receberiam presentes. Um milhão de brasileiros fizeram o concurso.
 
Atenção, atenção! Se o verbo vem antes de milhão, cessa tudo que a musa antiga canta. A concordância será com o número: Circula um milhão de carros em Brasília. Participou da passeata um milhão de pessoas. Fez concurso nada menos que um milhão de pessoas.