Um dos que: concordância

Publicado em português

Bateu o pânico na campanha eleitoral. Era hora de gravar o programa. O candidato encontrava-se ali, a postos. O sorriso estava pronto. A pose também. Mas, no momento de ler o texto, pintou a dúvida. “Fui um dos que… lutou ou lutaram?”

Era uma armadilha, pensaram os marqueteiros. O que fazer? Chutar? E se errasse? Cairia na boca dos inimigos. E entraria no rol dos que dizem “nós vai”, ou “a gente fazemos”. Melhor não correr riscos inúteis. A gramática está aí pra prestar socorro.

Expressão gilete

Um dos que é expressão gilete. Corta dos dois lados. Topa o singular e o plural. “Fui um dos que lutou”, poderia ter dito o louquinho pelo poder. “Fui um dos que lutaram” também.

Ambas as formas estão corretas. Mas o sentido muda um pouquinho. O singular é egoísta. Diz que a ação se refere a um só indivíduo. O plural, a todos.

Quer ver?

Paulo é um dos candidatos que ataca o governo.

Na frase, dá-se realce ao um. Só Paulo bate no mandachuva. Daí o singular.

*

Paulo é um dos candidatos que atacam o governo.

Tradução: Paulo é um entre tantos candidatos que atiram no morador do Palácio do Planalto. Daí o plural.

Olho vivo

Cuidado. A generalização é burrinha que só. Às vezes o verbo se refere a um ser apenas. Aí, não há alternativa. Só vale o singular.

OTietê é um dos rios da capital paulista que deságua no Paraná.

No caso, São Paulo é banhada por vários rios. Mas só o Tietê deságua no Paraná. Aí, não dá outra. É singular ou singular.

Ufa

A equipe do presidenciável suspirou aliviada. Era um problema a menos. Mas impunha-se escolher uma forma pra evitar estresse na hora da gravação. A opção foi o plural. Por quê? Não foi só ele quem lutou. Vários postulantes partiram pra guerra.