Tropeço do ministro da Educação: onde e aonde

Publicado em português

“Aonde está a pompa e a circunstância do cargo?”, perguntou o ministro da Educação no Twitter. Leitores ficaram com o cabelo em pé. Sua Excelência bateu na língua? A resposta: espancou. O emprego do onde e do aonde tem regra clara. Na dúvida, fique com onde. Você tem 99% de chance de ganhar a aposta.

O aonde é respeitável senhora casada. Resulta do encontro da preposição a com o advérbio onde. Mas a união só ocorre com verbos de movimento que exigem a preposição a. O verbo ir serve de  exemplo. A gente vai a algum lugar: Aonde você vai? Vou ao Rio. Não sei aonde você vai. Gostaria que me dissesse aonde você vai.

Superdica

Pintou a dúvida? Parta pro troca-troca. Substitua a por para. Se couber, vá em frente. Dê a vez ao aonde: Para onde ele foi? Não sei para onde ele foi. Gostaria que me dissesse para onde você vai.

Pare e pense

Atenção, gente fina. Não se precipite. Nem caia em armadilhas. O verbo assistir, por exemplo, exige a preposição a (a gente assiste a alguma coisa). Mas não é verbo de movimento. Com ele, o aonde não tem vez: Onde você assistiu ao programa? Não sei onde você assistiu à peça. Pode me dizer onde você assistiu ao espetáculo?