Totalmente demais 1

Publicado em Geral

Vem aí a nova novela das sete. Cheia de charme, traz no elenco a bela Juliana Paes e o gatíssimo Fábio Assunção. Manequins e passarelas farão a festa na trama. O que chama mais a atenção? Acredite: não é a produção nem são os atores. É o nome do folhetim – Totalmente demais .

Muitos estranharam a combinação das duas palavras. Ambas têm mania de grandeza. Totalmente não deixa margem pra faltas. Abrange o todo. Daí se dizer totalmente perdido ou totalmente apaixonado . Demais , informa o dicionário, é em excesso, além da justa medida, de maneira muito forte.

Dá pra ver, não? A dissílaba joga no time dos exagerados. Comer demais é comer além do necessário. Beber demais é abusar de umas e outras. Dormir demais é permanecer nos braços de Morfeu mais do que aconselha o relógio.

E daí?

Vamos à classe gramatical. O advérbio é pra lá de versátil. Pode modificar um adjetivo (muito bonito), um verbo (correu muito) ou um advérbio (muito bem). A língua aceita a construção numa boa. O xis da confusão é o exagero. São dois bicudos… que se beijam. Vem, licença poética.