Siglas: maiúsculas, minúsculas, flexão

Publicado em português

As vedetes da semana? Elas mesmas — as siglas. É ONU pra cá, PEC pra lá, PL pracolá. Bolsonaro falou na ONU. O Senado vota a PEC da Previdência. A Câmara discute o PL de Sérgio Moro. PMs matam e morrem no Rio. O JN comemora 50 anos.

Viu? As letras que substituem palavras fazem parte da linguagem moderna. Curtinhas, elas exigem menos tempo para serem pronunciadas e menos espaço pra serem escritas. Oba! Na era da internet, a rapidez é a ordem. Por isso, a comunicação obedece a duas regras. Uma: menor é melhor. A outra: menos é mais.

Algumas siglas são pra lá de conhecidas. Às vezes, mais familiares que o nome por extenso. Mas nem todas frequentam a intimidade dos brasileiros. Se não forem de cama e mesa, traduza-as. Diga com todas as letras o que significam. O leitor agradece. O ouvinte também:

Proposta de emenda à Constituição — PEC

Projeto de lei — PL

Companhia Docas do Estado de São Paulo — Codesp

Ferrovia Norte-Sul — FNS

Grafia 

Se as siglas frequentam nosso dia a dia sem pedir licença, manda o bom senso conviver com os serezinhos tão familiares de forma civilizada. Como? Grafe:                

1. Todas as letras maiúsculas em duas ocasiões:

1.1. Se a sigla tiver até três letras: PM, ONU, UTI, OEA, PAC

1.2. Se as letras forem pronunciadas uma a uma: INSS, BNDES, PNDE

2. Só a inicial maiúscula nos demais casos: Detran, Otan, Anvisa

Flexão

Sigla tem plural? Tem. Basta acrescentar um essezinho no fim da reduzida. Nada de apóstrofo, por favor: PMs, DVDs, CDs, UTIs, Detrans.