Si e consigo

Publicado em Geral
 

O pronome si tem manhas. Ora aparece sozinho. Ora, acompanhado de preposição. Empregá-lo às vezes dá nó nos miolos. Sabe por quê? Muitos não sabem lidar com ele. É o seu caso? Antes de responder, faça o teste. Leia as frases com cuidado e assinale as que merecem nota dez:   a. Presidente, posso entrar? Preciso falar consigo. b. Dizem que louco é quem fala consigo mesmo. c. Separou-se da mulher e levou consigo tudo que lhe pertencia. d. Você trouxe alguma coisa consigo da praia?   E daí?

Escolheu b, c, d? Ótimo. Preferiu outra letra? Abra os olhos e arregace as mangas. Você precisa dar uma estudadinha no assunto. Comece agora.   Sozinho De cara lavada, sem enfeites ou acompanhantes, o si não apresenta problemas. Todo mundo acerta: Olhou para si e gostou do que viu. Falou de si mesmo durante mais de duas horas. Gosta de si mais que de todo mundo.   Acompanhado Quando acompanhado da preposição com, o si assume a forma consigo. Aí, todo o cuidado é pouco. Envaidecido, ele fica elitista. Só aceita ser empregado em função reflexiva. Complicado? Nem tanto.

É reflexivo o verbo cujo sujeito e objeto direto são os mesmos. Examine a frase:

Paulo feriu-se.

Quem feriu? O sujeito, Paulo. Quem foi ferido? O mesmo Paulo. Então, Paulo pratica e também sofre a ação de ferir. Ele fere e é ferido. Por isso o verbo, nessa oração, é reflexivo.   Voltando ao consigo. Ele é exclusivamente reflexivo. Só o use em relação ao próprio sujeito: O desvairado falava consigo mesmo. O fotógrafo não levou nada consigo. Levou consigo tudo que lhe pertencia.  É isso. Falar de si deixa a todos de bem consigo mesmos.