Regência: implicar

Publicado em português

“Juíza federal atendeu a pedido da Defensoria Pública da União, que destacou que a crise do novo coronavírus implica em prejuízo ao ensino da rede pública”, escreveu o site do Estadão. Cochilou. Na sonolência, esqueceu pormenor importante. Implicar implica e complica. Tem três regências:

1.No sentido de produzir como consequência, é transitivo direto. Não pede preposição: Juíza federal atendeu a pedido da Defensoria Pública da União, que destacou que a crise do novo coronavírus implica prejuízo ao ensino da rede pública. A mudança do ministro da Saúde implicou alteração da equipe. A redução do crescimento chinês implica forte desaceleração geral.

2.Na acepção de envolver, comprometer, é transitivo direto e indireto: O delator implicou o deputado no escândalo. A empresária paraguaia implicou Ronaldinho na falsificação do passaporte.

3.No sentido de ter implicância, é transitivo indireto. Pede a preposição com: O professor implicou com o novato no primeiro encontro. O estagiário implica com os colegas. É natural que irmãos impliquem um com o outro.