Redação 8

Publicado em Redação nota 10

 
 
Como desenvolver o parágrafo 

 
Escrever bom parágrafo tem duas vantagens. A primeira: dá prova de maturidade lingüística. A segunda: ajuda a redigir boa dissertação. Criança é incapaz de escrever parágrafo com tópico frasal e desenvolvimento. Ela fica no tópico frasal. Não o desenvolve. Para ela, cada período é um parágrafo. Mais tarde, com observação e treino, aprende a agrupar as idéias. 

 
Quando chega ao vestibular, está crescida e vacinada. Sabe que o parágrafo é uma unidade de composição. Desenvolve a idéia que vem anunciada na introdução. É o tópico frasal. O desenvolvimento só faz sustentá-la. 

 
Existem várias estratégias de desenvolvimento do tópico frasal. Uma delas: citar exemplos. Outra: apresentar razões ou conseqüências. Mais uma: decompor a idéia nas respectivas partes. Quer ver? 

 
Citação de exemplos 

 
As opiniões sobre o PAS divergem. Paulo da Silva, diretor do Colégio Franco, achou o teste abrangente. Saulo Dias, professor de Geografia, considerou-o parcial. Fábio Duarte, professor de Inglês, observou que a prova valorizou a decoreba. 

 
Reparou? O tópico frasal define a idéia-núcleo do parágrafo –­ as diferentes opiniões sobre o PAS. O desenvolvimento cita três exemplos para sustentar o tópico: a opinião do diretor do Colégio Franco, do professor de Geografia e do professor de Inglês. 

 
A citação de exemplos é a melhor estratégia que existe. Use e abuse dela. Seu texto ficará concreto. 

 
Apresentação de razões

 
Por que os estudantes têm dificuldade de escrever? Uma das razões é a falta de leitura. Outra, a falta de treino. A escola deve sanar essas deficiências. 
 
O tópico frasal pergunta por que os alunos acham difícil escrever. O desenvolvimento responde. Apresenta duas causas: falta de leitura e falta de treino.  

 
Decomposição 

 
Como se divide o sujeito em português? O sujeito pode ser simples, composto e indeterminado. O simples tem um núcleo. O composto, mais de um. O indeterminado ninguém sabe. Há um sujeito, mas não se consegue apontá-lo. 

 
Viu? O desenvolvimento, ao responder à questão do tópico frasal, recorre à decomposição. Divide o todo em partes. Depois retoma-as uma por uma.
 
Fácil, não?  Há outras estratégias. Você pode usar uma só no parágrafo. Ou misturá-las. Mas precisa ter um cuidado. Ver se o parágrafo ficou “amarradinho”. Se uma frase conversa com outra. Se alguma ficou de fora, sem diálogo, preste atenção. Há algo errado. 

 
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Teste
 
No post Redação 7, você recebeu o desenvolvimento do parágrafo. Faltou o tópico frasal. Ei-lo com o tópico. Agora, vodê vai identificar a estratégia de desenvolvimento: 

 
Na cidade, há pequenos delitos para todos os gostos. Um deles: furto nos sinais de trânsito. Outro: embaraço à livre circulação de pessoas pelos muros de mercadorias armados pelos camelôs. Mais um: extorsão mediante ameaça – declarada ou tácita – praticada pelos flanelinhas. É um imposto a mais que os cariocas já se acostumaram a pagar. Em dias de jogo no Maracanã, chegam a cobrar R$ 10 ou R$ 20. O último, mas não menos importante: a cidade, loteada pelo crime organizado, também é vítima do mapeamento de suas ruas e esquinas feito pelo pequeno delinqüente (texto adaptado do Jornal do Brasil). 

 
a. decomposição
 
b. citação de exemplos