Redação 7

Publicado em Redação nota 10



 




 
QUE TAL O TESTE? 

Na semana passada, você pôs em prática todo seu conhecimento
de planejamento de texto. A coluna foi pra
lá de generosa. Ofereceu, de mão beijada, o assunto, o
leitor e o objetivo. Sua tarefa: buscar três idéias capazes
de desenvolver o texto.
Hoje, a Língua Solta vai dar sugestão de resposta. Você
pode ter encontrado outras saídas. É natural. Como
diz o outro, cada cabeça uma sentença. Mas fique atento:
elas têm de estar intimamente relacionadas com o
objetivo. Caso contrário, nada feito. Você foge ao tema.
Valha-nos, Deus! 

UM 

Assunto: velhice
Leitor: grupo de pessoas com idade entre 60 e 65 anos
Delimitação do assunto: o perigo da ociosidade na velhice
Objetivo: apresentar sugestões de atividades capazes de
prevenir a ociosidade na velhice
Idéias do desenvolvimento:
1. A aposentadoria do trabalho não significa aposentadoria
de mãos , pés e cabeça.
2. Há muitas ofertas de atividades para pessoas que já
passaram dos 60 anos: grupos de estudo, viagens, cerâmica,
contadores de histórias.
3. A atividade física é importante.Mas não deve ser vista
como tortura. Escolha a que mais lhe dá prazer: caminhada,
musculação, hidroginástica, natação

DOIS
Assunto: escrever
Leitor: alunos do pré–vestibular
Delimitação do assunto: escrever bem é dom ou habilidade
aprendida?
Objetivo: provar que escrever bem é habilidade.Depende
de treino.
Idéias do desenvolvimento:
1. Escrever é habilidade com o nadar,
datilografar, ler, saltar.
2. Importância do treino: ninguém,
sem treinar muito, consegue atravessar
uma piscina a nado, dar 300 toques
por minuto, saltar 5 metros, escrever
um texto com unidade, coerência
e ênfase.
3. Como treinar

TRÊS
Assunto: falar em público
Leitor: alunos do curso de expressão oral
Delimitação do assunto: falar em público com desenvoltura
e sem medo é questão de treino
Objetivo: demonstrar que, com treino, qualquer pessoa
pode falar em público com desenvoltura e sem medo
Idéias do desenvolvimento:
1. Falar, com o escrever, é habilidade – melhorar depende
de treino.
2. Exemplo de pessoas que, graças ao treino, venceram as
dificuldades. O principal deles:Demóstenes, Pai da Oratória.
Ele venceu até a gagueira.
3. Como melhorar a expressão oral

QUATRO
Assunto: Brasília, 43 anos
Leitor: Assinantes do Correio Braziliense
Delimitação do assunto: Brasília tem desafios velhos e
novos a enfrentar
Objetivo: apontar os desafios aos quais Brasília tem de
responder
Idéias do desenvolvimento:
1. Transporte público: o transporte coletivo
é ruim, caro e lento. Essa realidade
obriga o brasiliense a andar de carro.
Por isso a cidade tem um carro para cada
4 moradores.
2. Invasões de áreas públicas: o problema
da falta de moradia, da fiscalização
deficiente e da conivência de autoridades
transformaram a capital em
grande invasão. O desafio é buscar
freios para as invasões e encontrar
formas de regularizar as terras ocupadas
irregularmente.
3. Segurança: muitos fatores contribuem para aumentar
a violência no Distrito Federal.Um: o inchaço da
cidade.Dois: a falta de oportunidade de trabalho. Três: o
crescimento do consumo de drogas. 

MÃOS À OBRA
Imagine que você esteja fazendo vestibular. Na prova
aparece só o tema da redação. O resto fica por sua conta.
Vire-se:
Assunto: Pequenos delitos
Leitor: ……………
Delimitação do assunto:
……………….
Objetivo:
…………………………….
Idéias do
desenvolvimento:
1 . …………………..
2 . ………………….. 
 
 
 

Eles disseram
“Lê tudo o que encontrares, mas não creias em tudo o que leres.”
Petrus Alphonsi 

O tópico frasal 

Você tem um livro por perto? Abra-o em qualquer página. Repare que o texto é
dividido em parágrafos. Por quê?
O parágrafo dá um recado ao leitor. Diz que ali, naquele bloco, foi
desenvolvida uma idéia. Uma só. Por isso o parágrafo é uma unidade de
composição. Nele há uma idéia central. E tantas secundárias
quantas forem necessárias para sustentá-la.
***
Quer ver?
Gonzaga Negreiros está zangado. Pela primeira vez,
ele, a mulher e a filha não vão passar o Dia das Mães com a família em
São Raimundo Nonato, no Piauí. Sem dinheiro, adeus, viagem.
***
O parágrafo tem unidade? Tem. Trata de um só assunto: a
zanga de Gonzaga Negreiros. No 1º período, diz que ele está zangado; nos
outros, o porquê da zanga. Perfeito.
***
O parágrafo-padrão tem duas partes. A introdução ­ chamada tópico
frasal ­ informa a idéia-núcleo. O desenvolvimento sustenta o tópico.
Como? Cita exemplos, apresenta causas ou conseqüências, faz comparações,
analogias, confrontos.
***
Analise um exemplo:
Cinco mil pessoas terão um Dia das Mães um pouco mais gordo. O
governador anunciou que o limite salarial para os funcionários que vão
receber abono passou de R$ 500,00 para R$ 600,00.
***
No tópico frasal, o autor anuncia o assunto do parágrafo: cinco
mil pessoas terão um Dia das Mães um pouco mais gordo. No desenvolvimento, diz
o porquê: o aumento do limite salarial para os funcionários que vão receber o
abono.
***
Mais um:
O que eles aprenderam nas aulas de catecismo? Júlia e Adriana
decoraram os dez mandamentos. Pedro aprendeu que o roubo não compensa. Vanessa
descobriu que pecado é não ter amor à vida.
***
O tópico frasal, aí, faz uma pergunta. O desenvolvimento responde-a citando
exemplos. Um deles: o de Júlia e Adriana. Outro: o de Pedro. O último: o de Vanessa. Palmas para o parágrafo. 
 

Mãos à obra
A seguir, você tem o desenvolvimento do parágrafo. Falta o tópico frasal. Leia o texto com cuidado. Depois, escolha o tópico que sintetiza a idéia desenvolvida:
……………………………………………………….Um deles: furto nos sinais de trânsito. Outro: embaraço à livre circulação de pessoas pelos muros de mercadorias armados pelos camelôs. Mais um: extorsão mediante ameaça ­ declarada ou tácita ­ praticada pelos flanelinhas. É um imposto a mais que os cariocas já se acostumaram a pagar. Em dias de jogo no Maracanã, chegam a cobrar R$ 10 ou R$ 20. O último, mas não menos importante: a cidade, loteada pelo crime organizado, também é vítima do mapeamento de suas ruas e esquinas feito pelo pequeno delinqüente (texto adaptado do Jornal do Brasil). 

a. Na cidade, há pequenos delitos para todos os gostos.
b. Não se pode mais andar sossegado nas ruas do Rio.
***
A resposta? Aguarde a próxima semana.
***
Na terça passada, você enfrentou um desafio. Teve de pôr em prática tudo o que aprendeu até aqui. Foi-lhe dado um tema. Você precisou fazer todo o planejamento. Conseguiu? Eis uma sugestão:
Assunto: Pequenos delitos
Leitor: assinante do Correio Braziliense
Delimitação do assunto: na cidade, ocorrem muitos delitos que são ignorados pelas autoridades
Objetivo: demonstrar a existência de delitos leves praticados livremente na cidade
Idéias do desenvolvimento:
1. As autoridades se preocupam em combater os grandes delitos e toleram os pequenos.
2. Exemplos de pequenos delitos: furtos nos sinais de trânsito, camelôs que invadem as ruas, flanelinhas.
3. A onda de infrações leves compromete a imagem da cidade. É mais um desafio para a segurança pública.
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