Redação 3

Publicado em Redação nota 10

 
 
Encontrar o caminho
 
Sobre o que escrever? Eis o grande desafio. Sem enfrentá-lo, nada feito. Uma idéia vaga na cabeça e uma caneta na mão? Acredite. Só com eles você não chega a lugar nenhum. É preciso pôr os pés no chão. Pensar. E deixar a cabeça bem clara.
 
Na prova, você vai escrever um pequeno texto. Não um verbete de enciclopédia. O primeiro passo é traçar um caminho. Um só. Especifique a idéia vaga que tem em mente. Restrinja o tema, delimite-o, ponha-lhe limites. Em suma: selecione um aspecto particular no leque de possibilidades .
 
Digamos que o tema seja moda. O que escrever? Há uma gama enorme de aspectos: a indústria da moda; quanto custa andar na moda; a moda ditada pela televisão; a moda dos anos 60; a moda hippie; a moda do verão; a história da moda; dize-me como te vestes e dir-te-ei quem és; os destaques dos desfiles de Paris; a moda no circuito Paris ­ Milão ­ Nova York. E tantos e tantos outros.
 
Viu? Os tópicos especificam o tema. Tornam-no mais restrito. Se você se decidir por a moda nos anos 60, esqueça os demais. Concentre todos os esforços no desenvolvimento dessa idéia.
 
Que cuidados ter na seleção do tópico? O mais importante: não fugir do tema. Ter certeza de que o aspecto está relacionado com ele. Íntima e diretamente, bem amarradinho. Mais ou menos não vale.
 
Digamos que o tema seja criminalidade. Você optou pelo tópico violência na TV. Meio fora, não? Deixe-o de lado. Defina um tópico claramente relacionado com o tema. Por exemplo: relação do consumo de drogas com o aumento da criminalidade; o índice de criminalidade no Distrito Federal; roubar, a profissão do marginalizado.
 
Escolhido o rumo, você não se perderá. Com ele, adeus, sensação de que só um livro seria capaz de esgotar o assunto. Se bobear, o risco é grande. O examinador vai pensar que você decorou uma redação. E adaptou-a na prova. Injustiça? Também acho. Mas você não está lá para explicar o engano. Melhor prevenir.
 
 
***
 
Quer testar sua compreensão? Então escolha o tópico mais adequado para o tema guerra no Iraque:
 
a. Por que os Estados Unidos atacaram o Iraque.
 
b. O Iraque de hoje é a Mesopotâmia de ontem.
 
 
A resposta? Aguarde.