Por que, por quê, porque, porquê: quando usar

Publicado em português

O emprego do quarteto dá nó nos miolos. Que tal desatá-lo? É fácil como andar pra frente, tirar chupeta de bebê ou gostar de neto.

Use por que:

  1. Nas perguntas diretas: Por que você se atrasou?
  2. Quando puder ser substituído por pelo qual, a razão pela qualEssa é a razão por que (pela qual) cheguei atrasado. Sei o motivo por que (pelo qual) Maria passou no concurso. As causas por que (pelas quais) a geração de 60 lutou foram postas em xeque. Gostaria de saber por que (a razão pela qual) o preço das passagens aéreas é tão alto no Brasil. Por que (a razão pela qual) se deve usar roupa leve no verão. Não sei por que (o motivo pelo qual) Maria não passou no concurso.

Use por quê:

Quando a duplinha estiver no fim da frase: Você chegou atrasado por quê? Saiu por quê? O preço da passagem aérea é alto por quê?

Use porque:

Nas respostas a perguntas ou em situações não especificadas anteriormente: O partido ganhou as eleições porque as propostas que apresentou corresponderam às expectativas do eleitor. Cheguei atrasado porque perdi o voo. “Eu canto porque o instante existe”, escreveu Cecília Meireles.

Use porquê:

Quando o dissílabo for substantivo (em geral estará acompanhado de artigo, numeral ou pronome). Flexiona-se em número: Eis o porquê da vitória do partido nas eleições. Nunca responde aos meus porquês. Finalmente entendi o porquê dos porquês.