Paulo Guedes pisa a regência e a Constituição

Publicado em português

“Empregada doméstica indo pra Disneylândia? Peraí”, disse Paulo Guedes. O ministro da Economia falava no dólar. A moeda americana estava tão desvalorizada que todo mundo ia … à Disney ou pra Disney? Depende.

Ir a indica deslocamento breve. Quem vai a algum lugar está passeando ou trabalhando. Volta em pouco tempo: Vou ao clube. Paulo vai ao cinema. Nós vamos à praia. Vou ao shopping fazer compras.Vamos à Disney de férias.

 Ir para anuncia deslocamento longo. Em geral implica mudança. Ir para não mais voltar. Ou não voltar logo. É o caso da nossa famosa frase “Vá para o inferno”. Em outras palavras: vá e fique por lá. Não volte: Maria foi para Miami (está morando lá). Carlos resolveu mudar de vida: vai para o interior. Valéria  foi para Nova York há anos. Paulo não conseguiu pagar o aluguel. Foi para a casa dos pais.

Lembra-se do poema de Manuel Bandeira?

Vou-me embora pra Pasárgada.

Lá sou amigo do rei.

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei.

Voltemos à frase do ministro. Ele falou em “empregada doméstica indo pra Disneylândia”. Deu este recado: elas vão e não voltam. Bobeou em dose dupla. A primeira: pisou a regência. Pensou uma coisa, disse outra.  A segunda: discriminou as domésticas. Sua Excelência não leu o artigo 5º da Constituição. A Carta deixa claro que discriminação é crime.

Outro sentido

No sentido de recolher-se, também se usa para: Vou para casa às 7 horas. Criança deve ir para a cama antes dos pais.