Os dez mandamentos do estilo

Publicado em Geral

Mensagem

“O estilo deve ter três virtudes: clareza, clareza eclareza.” Anatole France

Nós escrevemos para o leitor. Queremos que ele leia e entenda nosso texto. E mais: que aprecie a leitura, que não se arrependa da escolha. Os cinco, dez ou vinte minutos investidos no artigo, reportagem ou entrevista devem ter retorno garantido: apuração séria, informações corretas e estilo atraente.

Com os dados à mão, objetivo definido e plano traçado, é hora de redigir. Como? Sem perder de vista o leitor. Seja natural. Imagine que ele esteja à sua frente ou ao telefone conversando com você. Fique à vontade. Espaceje suas frases com pausas e, sempre que couber, com perguntas diretas. Confira ao texto um toque humano. Você está escrevendo para as pessoas.

Não o canse. Vá direto ao assunto. Comece pelo mais importante. E comece bem, com uma frase atraente, que lhe desperte o interesse e o estimule a prosseguir a leitura. No final, dê-lhe o prêmio: um fecho de ouro, como inesquecível sobremesa a coroar um lauto almoço.

Os dados, o objetivo e o plano são os ingredientes. A forma de prepará-los é que dá o toque especial ao prato. Uma frase particularmente elegante, capaz de veicular com clareza e simplicidade a mensagem que você quer transmitir, é conquista pessoal, exercício diário de desapego, humildade e vontade de melhorar.

William Strunk Jr, professor de altos estudos da língua inglesa, costumava dizer: “A prosa vigorosa é concisa. A frase não deve ter palavras desnecessárias, nem o parágrafo frases desnecessárias, pela mesma razão que o desenho não deve ter linhas desnecessárias, nem a máquna partes desnecessárias. Isso não quer dizer que o autor faça breves todas as suas frases, nem que evite todo detalhe, nem que trate seus temas só na superfície: apenas que cada palavra conta”.

Os segredos do estilo mais eficiente podem ser resumidos em dez preceitos:

1. Use frases curtas e incisivas

O leitor só consegue dominar determinado número de palvras antes que seus olhos peçam uma pausa. Se a frase for muito longa, ele se sentirá perdido, sem capacidade de compreender-lhe o completo significado. Por isso, use sentenças de, no máximo, uma linha e meia. Lembre-se de que uma frase longa nada mais é do que duas curtas.

2. Prefira palavras breves e simples

Palavras longas e pomposas funcionam como uma cortina de fumaça entre quem escreve e quem lê. Seja simples. Entre dois vocábulos, prefira o mais curto. Entre dois curtos, o mais expressivo.

3. Ponha as sentenças na forma positiva

A regra é dizer o que é, não o que não é. Não ser honesto é ser desonesto; não lembrar é esquecer; não dar atenção é ignorar; não comparecer é faltar; não pagar em dia é atrasar o pagamento.

Dizer o que não é em geral soa hesitante, impreciso, pouco objetivo. Dá a impressão de se estar fugindo do compromisso de afirmar.

Compare as frases:

Ele não acredita que o ministro chegue a tempo. Ele duvida que o ministro chegue a tempo).

O presidente eleito diz que não fará alterações profundas no Plano Real. O presidente eleito nega que faça alterações profundas no Plano Real.

Vargas Llosa não chegará hoje . Vargas Llosa chegará no sábado.

4. Opte pela voz ativa

A voz ativa é mais direta, vigorosa e concisa que a passiva. Dê-lhe preferência sempre que puder. Ciro Gomes caracterizou o compulsório como medida transitória é construção preferível a O compulsório foi caracterizado por Ciro Gomes como medida transitória.

5. Escolha termos específicos

Há palavras que são mais específicas do que outras. Gato siamês é mais singular do que simplesmente gato; homem, mais do que animal; laranjeira, mais que árvore; árvore, mais do que planta ou vegetal. Trabalhador é termo de sentido geral, muito amplo; jornalista tem sentido mais restrito; jornalista do Correio Braziliense, mais ainda.

Ao descrever uma cena de rua, você pode referir-se genericamente a transeuntes ou particularizar: homens, jovens, estudantes, alunos da Escola Normal.

Escrever “Foi um período difícil” constitui vagueza. “Estive desempregado durante três meses” é mais preciso, bem melhor.

Não foi por acidente que Gonçalves Dias compôs: “Minha terra tem palmeiras / Onde canta o sabiá”. Se tivesse dito Minha terra tem árvores / Onde canta o pássaro, seus versos estariam enterrados com ele, ignorados de todos.

Siga a regra: o específico é preferível ao genérico; o definido ao vago; o concreto ao abstrato.

6. Abuse de substantivos e verbos

Escreva com a convição de que no idioma só existem substantivos e verbos. As demais classes de palavras devem ser usadas com o cuidado do ourives e a parcimônia do sovina.

7. Respeite a harmonia

A harmonia está ligada ao ouvido. Implica a habilidade de combinar as palavras e frases com elegância, sem tropeços, ecos, repetições ou dissonâncias. Os românticos impressionistas dizem que cada um escreve como quer, mas até eles reconhecem que a harmonia é o segredo dos grandes escritores, qualidade essencial do estilo. Por isso, leve em conta estes princípios:

a. Dê prioridade ao termo mais curto: Na colocação dos termos na oração, o mais curto (o que tiver o menor número de sílabas) deve preceder o mais longo:. Na livraria, comprei uma gramática, um dicionário e vários livros de geografia e história é construção preferível a Na livraria, comprei vários livros de geografia e história, uma gramática e um dicionário.

Examine outros exemplos: O Mustang volta ao Brasil com tecnologia e desenho modernos por R$ 39mil (não: O Mustang volta com tecnologia e desenhos modernos por R$ 69 mil ao Brasil). Gláuber Rocha, diretor dos filmes Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe, foi homenageado no festival (é preferível a: O diretor dos filmes Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe, Gláuber Rocha, foi homenageado no festival). O Congresso Nacional votará o projeto na próxima semana em regime de urgência urgentíssima (nunca: O Congresso Nacional voltará, na próxima semana em regime de urgência urgentíssima, o projeto).

b. Evite os ecos: A rima, qualidade da poesia, é considerada defeito da prosa. Releia seus textos, de preferência em voz alta, para verificar se ocorre repetição de sons iguais ou semelhantes: Mais confusão e provocação no Maranhão. O Plano Real acabou com a inflação inercial. O rigor do calor de Salvador lhe causava maior pavor.

c. Cuidado com as cacofonias: Às vezes, a última sílaba de uma palavra se junta à primeira de outra e forma novo vocábulo, soando desagradavelmente aos ouvidos do leitor atento ou desavisado: por cada; uma mão; por razões, boca dela, por tal, por tais, por tão.

d. Fuja da monotonia: As repetições, seja de palavras, seja de estruturas, são as grandes responsáveis pela monotonia do texto, transmitem a impressão de inexperiência , descuido e pobreza de vocabulário. Existem formas de evitá-las. 1) suprimir a palavra; 2) substituí-la por sinônimo ou pronome; e 3) dar outro torneio à frase.

8. Aproxime termos e orações que se relacionem pelo sentido

A liberdade de colocação de termos na frase e orações no período encontra limites nas exigências da clareza e da coerência. A boa norma manda “amarrar”cada termo determinante ao respectivo termo determinado.

Haverá um seminário sobre Aids na Câmara dos Deputados.

O seminário se realizará na Câmara, mas a colocação do adjunto adverbial na Câmara dos Deputados junto do termo Aids leva a outra leitura: o seminário tratará da ocorrência de Aids na Câmara dos Deputados.

Evita-se a ambigüidade aproximando o adjunto adverbial do termo a que se refere: Na Câmara dos Deputados, haverá um seminário sobre Aids.

9. Dê clareza às declarações

Dificultar a compreensão do texto é colocar uma pedra no caminho do leitor. Para que obrigá-lo a gastar tempo e energia na transposição do obstáculo? Facilite-lhe a passagem. Nas declarações longas, não o deixe ansioso. Identifique o autor imediatamente – antes da citação ou depois da primeira frase.

Veuillot ensina: “É preciso escrever com a convicção de que só há duas palavras no idioma: o substantivo e o verbo. Ponhamo-nos em guarda contra as outras palavras”.

ou

“É preciso escrever com a convicção de que só existem duas palavras no idioma: o substantivo e o verbo”, ensina Veuillot. “Ponhamo-nos em guarda contra as outras palavras.”

Nas declaraões curtas, a identificação do autor pode ser feita no começo ou no fim da fala:

“Toda questão tem dois lados”, escreveu Pitágoras. Pitágoras escreveu: “Toda questão tem dois lados”.

10. Seja conciso

Cultivar a economia verbal sem prejuízo da completa e eficaz expressão do pensamento tem dupla vantagem: respeita a paciência do leitor e poupa tempo e espaço (bens escassos no jornal).

Conciso não significa lacônico, mas denso. Opõe-se a vago, impreciso, verborrágico. No estilo denso, cada palavra, cada frase, cada parágrafo devem estar impregnados de sentido.

Eis algumas sugestões que contribuem para a concisão:

a. Dispense, nas datas, os substantivos dia, mês e ano: em 20 de janeiro (não no dia 20 de janeiro); em dezembro (não no mês de dezembro); em 1995 (não no ano de 1995).

b. Substitua a locução adjetiva por adjetivo: material de guerra ( material bélico); pessoa sem discrição (pessoa indiscreta).

c. Troque a oração adjetiva por adjetivo: animal que se alimenta de carne (animal carnívoro); pessoa que planta café (cafeicultor); criança que não tem educação (criança mal-educada).

d. Use aposto nominal em vez de oração apositiva: Brasília, que é a capital do Brasil, oferece serviços públicos de boa qualidade (Brasília, capital do Brasil, oferece serviços públicos de boa qualidade). Jarbas Passarinho, que foi eleito senador pelo Pará, nasceu no Acre (Jarbas Passarinho, eleito senador pelo Pará, nasceu no Acre). Jacó amou Raquel, que era a a filha mais nova de Labão (Jacó amou Raquel, a filha mais nova de Labão).

e. Substitua a oração pelo termo nominal correspondente:

A comunidade exige que o criminoso seja punido (a punição do criminoso). Ninguém duvidava que o plano tivesse êxito (do êxito do plano) .

f. Reduza orações:

Agora que expliquei o título, passo a escrever o livro (Explicado o título, passo a escrever o livro). Depois de redigir o texto, pensarei na legenda (Redigido o texto, pensarei na legenda).

g. Elimine palavras ou expressões desnecessárias: decisão tomada no âmbito da diretoria (decisão da diretoria); trabalho de natureza temporária (trabalho temporário); problema de ordem emocional (problema emocional); curso em nível de pós-graduação (curso de pós-graduação); lei de alcance federal (lei federal); doença de característica sexual (doença sexual); casos de ocorrência (ocorrências); casos de atraso (atrasos).

h. Substitua a locução verbo + substantivo pelo verbo: Fazer uma viagem (viajar). Fazer música (compor). Pôr as idéias em ordem (ordenar as idéias). Pôr moedas em circulação (emitir moedas).

Ufa!