Operação Apareceu a Margarida

Publicado em Geral


 
A Justiça Federal manda prender. O Supremo Tribunal Federal manda soltar. Insistente, a Justiça Federal manda prender outra vez. Teimoso, o Supremo Tribunal Federal manda soltar de novo. O vai-e-vem animou Humberto Braz. “Se as togas não se entendem”, pensou ele, “não tenho o que temer. Vou dar as caras.” Deu. 

 
Teve início, então, a Operação Apareceu a Margarida. Quando a Operação Satiagraha ganhou as páginas dos jornais e as telas da tevê, o braço direito de Daniel Dantas sumiu. Ficou à espreita pra ver a evolução dos fatos. No domingo, respirou aliviado. De malas e cuias, bateu às portas da Polícia Federal.

 
Entrou em cartaz o verbo entregar. O trissílabo compõe uma família que faz estragos à língua e desmoraliza falantes. Entre seus membros, destacam-se aposentar, formar e apaixonar. Trata-se dos senhores pronominais. Em certas construções, eles exigem a companhia do pronome. Mas sovinas lhe negam a companhia. É um deus-nos-acuda.

 
Encenação

 
Imagine a cena. Fátima Bernardes abre o Jornal Nacional com a chamada:

— Humberto Braz apresenta à Polícia Federal.

Curiosos, os brasileiros perguntariam:

— Apresenta quem? Ou apresenta o quê?

       
Essa história ocorre com alguns verbos transitivos diretos. Coitados! Incompletos, eles não conseguem dar o recado sozinhos. Precisam de socorro — o objeto direto que duramente aprendemos na escola. Lembra-se da fórmula?

 
Tomemos o exemplo de apresentar. Quem apresenta apresenta alguém ou alguma coisa:

 
Humberto Braz apresentou o policial a Daniel Dantas. (Policial é o objeto direto.)

       
Humberto Braz apresentou a dinheirama ao policial. (Dinheirama é o objeto direto.)

 
 
Artimanhas

 
 A língua é cheia de artimanhas. Às vezes a mesma pessoa pratica e sofre a ação. É, ao mesmo tempo, sujeito e objeto direto. Aí, o pronome átono funciona como complemento. Veja:

 
Humberto Braz se apresentou à Polícia Federal.

 
Polivalente, o sujeito, Humberto Braz, apresenta e é apresentado. Se é o objeto direto.

 
Outros exemplos

 
Eu me feri.
(O sujeito, eu, fere e é ferido. Me é o objeto direto.)
 

Paulo se aposentou há dois anos.

(O INSS aposenta o trabalhador. O trabalhador se aposenta.)
 

João se formou na USP.

(A USP forma estudantes. Estudantes se formam.)

 
Daniel Dantas se apaixonou pela competência de Humberto Braz.

 (A competência apaixona alguém. Alguém se apaixona.)

 
Mais exemplos?

Acender (alguém acende a luz, mas a luz acende-se), apagar (alguém apaga a luz, mas a luz apaga-se), complicar (alguém complica a vida de outro, mas ele se complica), derreter (o calor derrete o sorvete, mas o sorvete se derrete), encerrar (o apresentador encerra o programa, mas o programa se encerra), esgotar (o repórter esgota a matéria, mas a matéria se esgota), estragar (o sol estraga a fruta, mas a fruta se estraga), esvaziar (o líder esvaziou a sessão, mas a sessão se esvaziou), iniciar (o presidente inicia a reunião, mas a reunião se inicia).