Operação Midas: o porquê do nome

Publicado em português

A Secretaria de Fazenda e Planejamento de São Paulo deflagrou a Operação Midas. Objetivo: investigar indústrias do setor joalheiro suspeitas de sonegar impostos. A ação recebeu o nome de Midas. O deus grego era um rei muito rico. Um dia, foi dar uma voltinha no jardim. No meio dos canteiros, encontrou Sileno dormindo. O intruso não conseguia nem andar. Estava bêbado.

O soberano sentiu pena. Acordou o homem e levou-o ao palácio. No caminho, conversaram. Contaram casos. Midas descobriu, então, que Sileno era mágico. Como Aladim, da lâmpada maravilhosa, , podia satisfazer todos os desejos.

No dia seguinte, agradecido, o visitante disse ao dono da casa:

— Faça um pedido. Ele será atendido.

— Quero transformar em ouro tudo o que eu tocar.

Dito e feito. Quando chegou em casa, Midas tocou no sofá. O móvel virou ouro. Encostou o corpo na cadeira. A madeira virou ouro. Passou as mãos pela paredes, roupas, cortinas. Tudo se transformou em ouro. Feliz, o rei sentou-se à mesa para jantar. Pegou um pedaço de pão. O alimento virou ouro. Pegou uma taça de vinho. A bebida virou ouro.

Morto de fome e de sede, o soberano pediu a Zeus que lhe tirasse o poder. O deus dos deuses o atendeu. Os milênios passaram. Mas a história se manteve viva. Na língua, existe a expressão toque de Midas. Significa saber criar riqueza.