Olho no contágio

Publicado em Geral

Mensagem

Ops! A gripe suína matou mais de 30 brasileiros. Só de falar nela, dá um medão danado. Como se safar? A resposta é prevenir-se. Como? Evite lugares com muita gente. Não divida copos, talheres ou provinhas de comida com outros. Lave as mãos com água e sabão muitas vezes ao dia. A razão: a gripe é contagiosa. O vírus passa de um organismo pra outro. O resultado todos conhecem. Sem cuidado, os doentes se multiplicam.

Com a língua ocorre mais ou menos a mesma coisa. Há verbos manhosos. Um deles é o haver. Em algumas situações, joga no time dos impessoais. Sem sujeito, só se conjuga na 3ª pessoa do singular. Mais: a impessoalidade não se restringe a eles. Contagia os auxiliares.

Você sabe lidar com o capricho da criatura? Antes de responder, faça o teste. Leia as frases com cuidado. Depois, assinale as que estiverem do jeito que o professor gosta:

a. Houve distúrbios durante a manifestação dos estudantes. b. Devem haver distúrbios durante as manifestações dos estudantes. c. Vão haver 30 mil inscritos no vestibular deste ano. d. Começou a haver manifestações contra o aumento de impostos.  

E daí?

Marcou as opções a e d? Viva! Pra lá de certo. Você conhece as artes do verbo haver. No sentido de existir ou ocorrer, haver é impessoal. Só se conjuga na 3ª pessoa do singular. Veja: Houve (ocorreram) distúrbios durante as manifestações dos estudantes. Há (existem) 30 mil inscritos no vestibular deste ano.  

Olho vivo

Haver é impessoal. Ocorrer e existir não têm nada com isso. Flexionam-se normalmente:

Ocorreram distúrbios durante as manifestações estudantis. Existem 30 mil inscritos no vestibular deste ano.  

O pega-pega

A impessoalidade pega. Os filhotes acompanham o paizão. Ter, ir, começar, dever e tantos outros — se formarem locução com haver —, também ficam na 3ª pessoa do singular:

Deve haver distúrbios nas manifestações dos estudantes. Vai haver 30 mil inscritos no vestibular deste ano. Começou a haver manifestações contra o aumento dos impostos.

É isso.

Teste

Qual das frases está certinha da silva?

a. Pode haver mais rebeliões em unidades da Febem de São Paulo. b. Podem haver mais rebeliões em unidades da Febem de São Paulo.

A resposta? É a a, claro.  

O povo sabido diz:

“Escreveu não leu? Pau comeu.”