Olha os pedófilos

Publicado em Geral

O tititi corria solto. No Hospital de Base de Brasília, era o único assunto. Um médico andava fazendo coisas feias por lá. Avisaram a polícia. As investigações começaram. Quinze dias depois, a verdade veio à tona. O homem era pedófilo. Pertencia a uma rede internacional com conexões em cinco países. Valha-nos, Deus!
  Com a Internet, o troca-troca de fotos ficou fácil. Até bebês entraram na jogada. A palavra pedófilo popularizou-se. Hoje, tem conotação de perversão sexual. Mas, na origem, era inocente como recém-nascido. Queria dizer amigo da criança.

Senhora prole


 O elemento ped- vem do grego paidós. Depois, pulou o muro para o latim. Virou paedo. Numa e noutra língua, quer dizer criança. A prole dele formada é tão grande quanto a de Bin Laden. Alguns membros são velhos conhecidos nossos.
É o caso de pediatra (médico de crianças), pedagogo (condutor de crianças), pedófobo (quem tem horror a criança), pederasta (relação sexual entre homem e menino).

Ser claro é…


 Usar o símbolo % em todos os números: A diferença varia entre 2% e 3,5%. O aumento ficou entre 5% e 7%.

Amigos para sempre


 Filo, que aparece em pedófilo, não fica atrás. O grego significa amigo. Prolífero, tem uma filharada sem fim. Filósofo é um dos seus membros. Quer dizer amigo da sabedoria. Filantropo, outro. Significa amigo da humanidade (o contrário é misantropo). Filarmônico, amigo da harmonia ou da música. Mais alguns: filatélico (amigo dos selos), filofóbico (medo de fazer amigos), filógino (amigo das mulheres).

Revelação


 Todos suspeitavam. Bin Laden devia ter armas atômicas. Com o dinheirão que tem e o desmantelamento da União Soviética, não faltava oferta no mercado negro. Se ele aproveitou ou não a abundância, ninguém sabe com certeza. No duro, no duro, só há uma verdade