O que fica?

Publicado em Geral

    Que confusão! A reforma ortográfica fez nós e nós na cabeça dos brasileiros. O tumulto chegou a tal ponto que deu margem a delírios à mil e uma noites. Fala-se em fim dos acentos. Decretou-se que viúva perdeu o grampo. Decidiu-se que têm e vêm deram adeus ao chapéu e, embora com menos charme, sentem-se mais livres e soltas.
“Alto lá”, dizem as palavras indignadas. Com razão. Elas há muito assinaram um contrato e o registraram em cartório. Quando o português usava fraldas, lá pelo século 12, era pra lá de difícil acertar a sílaba tônica dos vocábulos. Rubrica ou rúbrica? Nobel ou Nóbel? Que rolo! As ilustres senhoras, então, se reuniram em conselho. Discute daqui, negocia dali, ajeita dacolá, firmaram este acordo:
Artigo 1º — As palavras terminadas em a, e e o seguidas ou não de s são paroxítonas.
Artigo 2º — As terminadas em i e u seguidas ou não de qualquer consoante são oxítonas.
Artigo 3º — Quem se opuser ao acordo será punido com acento gráfico.
  Protestos
Acordo implica renúncias, perdas e ganhos. O melhor é aquele no qual todos ficam satisfeitos. Não foi o caso do acerto feito pelas poderosas da língua. Daí os protestos. As primeiras a reclamar foram as proparoxítonas. Se aderissem ao acordo, elas desapareceriam. Por isso todas se enquadraram no artigo 3º. Rebeldes, são acentuadas: rítmico, álibi, satélite.
As oxítonas também demonstraram descontentamentos. Pura ciumeira. Elas foram brindadas com duas vogais (i, u). As paroxítonas, com três (a, e, o). Por isso a maior parte das palavras em português tem o acento tônico na penúltima sílaba. A menor? Na antepenúltima. As proparoxítonas são minoria.
 
Inimizade eterna
  Oxítonas e paroxítonas são inimigas até hoje. O que acontece com umas não acontece com as outras. Quer ver? Compare:
 
Oxítonas
1. Terminadas em i e u seguidas ou não de qualquer consoante: não são acentuadas (tupi, tupis, caju, cajus, partir)
2. Terminadas em a, e, o:
2.1. seguidas ou não de s: são acentuadas (está, estás; você, vocês; compô-lo, compôs)
2.2. seguidas de consoante diferente de s: não são acentuadas (jornal, vender, Nobel, amor)
Exceção: em, ens (refém, reféns).
 
Paroxítonas
1. Terminadas em a, e, o:
1.1. seguidas ou não de s: não são acentuadas (rubrica, rubricas; vende, vendes; livro, livros)
1.2. seguidos de consoante diferente de s: são acentuados (tórax, revólver, Nélson)
Exceção: am, em, ens (amam, nuvem, nuvens)
2. Terminados em i e u seguidas ou não de qualquer consoante: são acentuadas (táxi, difícil, ônus)
 
Fatos estranhos
  Reparou? Por causa do acordo, há fatos estranhos. É o caso da grafia de hífen, éden e poucas mais. No singular, elas têm acento. No plural, não (hifens, edens). Por quê? Trata-se da velha briga entre oxítonas e paroxítonas. As oxítonas terminadas em ens são acentuadas (armazéns). As paroxítonas não.

Reforma ortográfica   Guarde isto: antiguidade é posto. A reforma ortográfica não tocou nem uma vírgula do acordo. O que ali está firmado continua válido. As mudanças atingiram outras regras.

Como foram as grandes vencedoras do acordo do século 12, as paroxítonas receberam o troco agora. A reforma só mexeu nelas. Perderam o acento os hiatos oo e eem (voo, perdoo, zoo; leem, deem, veem), o u tônico dos verbos apaziguar, arguir, averiguar & cia. (apazigue, averigue, argue), o i e o u antecedidos de ditongo (feiura, Sauipe), os ditongos abertos ei e oi (ideia, joia); os acentos diferenciais (para, pelo, polo, pera).
Exceção: pôde.

Por ter atingido só as paroxítonas, as oxítonas e os monossílabos tônicos mantêm os acentos intocáveis. Joia perde o acento por ser paroxítona. Herói o conserva por ser oxítona. Dói, monossílabo tônico, também permanece com o agudão.
  Ufa!