O olho trai

Publicado em Geral


É aluga-se casas pra cá. Conserta-se pneus pra lá. Vende-se frutas pracolá. De tanto ver o usurpador tão à vontade, o olho se acostuma. Convence-se de que o mau caráter é dono e senhor do pedaço. Aí não dá outra. Ao se deparar com o proprietário da construção, duvida da obra que se apresenta com escritura registrada em cartório.
 
É o caso de João Marcelo, Rafael e Malu. “Procuram-se focas”, leram eles em anúncio do jornal. Estranharam. Não seria “procura-se”? Nem pensar. Trata-se da passiva com se. Nas formas em que o pronome aparece, facilmente se tropeça na concordância. Mas há jeitos de escapar da queda. Bastam dois passos. Um: analisar a frase. O outro: seguir o roteiro proposto. Com eles, a alternativa é acertar ou acertar.
 
Primeiro passo
 
Procure o sujeito da oração
. O verbo, como de regra, deve concordar com ele: Procuram-se digitadores (que é que se procura? Digitadores, sujeito). Adotou-se medida severa contra a bebedeira no trânsito. (que é que se adotou? Medida severa, sujeito). No Brasil, comemoram-se alguns dias santos (que é que se comemora? Alguns dias santos, sujeito). Fizeram-se alterações no projeto original (que é que se fez? Alterações, sujeito).
 
Segundo passo
 
Apele para o troca-troca
. Construa a frase com o verbo ser. Se ele for para o plural, o verbo da oração com se também irá. Caso contrário, nada feito: Procuram-se digitadores (digitadores são procurados). Adotou-se medida severa contra a bebedeira no trânsito (medida severa foi adotada). No Brasil, comemoram-se alguns dias santos (alguns dias santos são comemorados). Fizeram-se alterações no projeto original (alterações foram feitas no projeto original).
 
Anúncios falsos

 
Na abertura da coluna, aparecem três anúncios pra lá de repetidos. Um deles: Aluga-se casas. Outro: Conserta-se pneus. O último: Vende-se frutas. Raparou? O trio tropeçou na concordância. Que tal fazer as pazes com a norma culta? É fácil. Socorro, verbo ser:
Casas são alugadas. Alugam-se casas.
Pneus são consertados. Consertam-se pneus.
Frutas são vendidas. Vendem-se frutas.

 
Complicador
 

A passiva com se pode ser construída com auxiliar. No caso, dois verbos fazem as vezes de um. Com eles a regra não muda. Mas só o auxiliar se flexiona. Veja:
Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.)
Devem-se mencionar três episódios. (Três episódios devem ser mencionados.)
Deve-se mencionar o episódio principal. (O episódio principal deve ser mencionado.)
 
Atenção, marinheiro

 
Nem sempre o se é pronome apassivador. Há frases em que o verbo se mantém na 3ª pessoa do singular embora esteja acompanhado do monossílabo: Precisa-se de vendedores com experiência. Trata-se de problemas antigos. Viaja-se muito bem de carro pelas estradas de São Paulo. Dorme-se bem em Brasília.
 
Percebeu a diferença? Quando o se é pronome apassivador, a oração tem sujeito. O verbo precisa concordar com ele. Quando não é, o verbo se mantém na 3ª pessoa do singular.
 
Em geral, quando se está diante de uma oração na voz passiva, o verbo é seguido de substantivo sem auxílio de preposição (Freqüentam-se bons restaurantes em Brasília).
 
Se não estiver na voz passiva, ocorrem duas possibilidades:
1. O verbo será acompanhado de preposição: Precisa-se de operários. Trata-se de problemas domésticos.
2. O verbo não será seguido de substantivo: Come-se bem em Brasília. Trabalha-se muito na empresa.