O personagem ou a personagem: mitologia grega

Publicado em português

Raquel Dodge é a personagem da semana? Ou o personagem da semana? A posse da procuradora-geral da República suscitou a questão, que remete a caso de amor da mitologia grega. A história se passou no Olimpo. Hermes se apaixonou por Afrodite (Vênus). Casaram-se e tiveram um belo filho. Que nome lhe dar? Sugestão daqui, palpite dali, resolveram adotar hábito pra lá de conhecido dos brasileiros. Chamaram-no Hermafrodito — um pedacinho vem do nome do pai; o outro, da mãe.

O garotão era lindo. Ninguém resistia aos encantos de criatura tão especial. A ninfa Salmaris caiu de amores por ele. A paixão era tal que comoveu os deuses. Cheia de truques, a mocinha conseguiu que eles fundissem os dois num só corpo.

Daí nasceu a palavra andrógino. O vocábulo é composto de andros (homem) e gynê (mulher). O andrógino possui, ao mesmo tempo, a natureza feminina e masculina. É o caso de personagem. A palavra joga nos dois times. Pode ser usada, indiferentemente, nos dois gêneros: Raquel Dogde é a personagem da semana. Raquel Dodge é o personagem da semana. Rodrigo Janot foi personagem polêmico. Rodrigo Janot foi personagem polêmica.