Nova Previdência: responder

Publicado em português

O governo lançou a campanha anunciada como mágica, capaz de convencer os brasileiros da necessidade de aprovar a reforma da Previdência. Em filmes curtinhos, protagonizados por gente como a gente, pessoas apresentam as dúvidas. Alguém esclarece a questão com palavras simples e frases curtas. A empreitada recebeu o nome de “Nova Previdência. Pode perguntar”.

 A questão

Quando o slogan veio a público, uma interrogação invadiu a cabeça de gregos, romanos e troianos. Ei-la: quem pergunta quer a resposta. Qual é a  regência do verbo responder? O dicionário, pai de todos nós, esclarece:

  1. No sentido de dar a resposta a alguém ou a alguma coisa, a preposição a pede passagem: responder à carta, responder ao ofício, responder a questões da prova, responder às acusações, responder ao desafio, responder a este e àquele professor.

 

  1. Na acepção de dizer em resposta, o verbo dispensa a companhia e se liga diretamente ao complemento: Maria responderá o que quiser. O diretor respondeu que não aceitaria as acusações. Respondi que quero embarcar na Nova Previdência.