Mistérios do eis

Publicado em português

Qual é a do eis? O que significa? Como e quando usá-lo? Dúvidas. Dúvidas. Dúvidas. E daí?” Mistérios cercam as três letrinhas. Pra início de conversa, ninguém sabe ao certo de onde elas vêm. Palpiteiros afirmam que talvez provenham de heis ou haveis. Talvez. Certeza não há.

Além da curiosidade sobre o pai e a mãe da criatura, fica outra questão. A que classe gramatical ela pertence? Ninguém sabe. Sem se enquadrar na classe dos advérbios nem em nenhuma outra classe, classifica-se como palavra que denota designação. Acompanham-na outras desamparadas. As que denotam exclusão (só, somente, unicamente), inclusão (outrossim), situação (quase, casualmente), retificação (aliás).

Significado

O que as três letrinhas significam? Aqui está. Ora, se está presente na etimologia, o advérbio sobra. Mas, se quiser reforçar a posição, ele é tolerado: Eis aqui o livro que você pediu.

Emprego

Seletivo, o eis só aceita a primeira pessoa. Ao empregá-la, a pessoa que fala indica ao ouvinte o que está perto no tempo, no espaço ou simplesmente o que vai dizer. Jesus disse à mãe:

— Mulher, eis o teu filho.

Eis, senhores, a resposta tão esperada.

Eis que

A locução dá ideia de surpresa ou imprevisto. Quando menos se esperava, eis que Paul McCartney voltou ao palco. Eis que surge finalmente um ator à altura do papel. Quando menos se esperava, eis que pintou confusão.

Cuidado

Não use eis que na acepção de causa. Em vez da duplinha, prefira uma vez que ou porque. Assim: Ele deve passar no vestibular uma vez que estuda muito (não eis que). O candidato deve ser selecionado porque sobressaiu no teste (não eis que). O recurso vai ser rejeitado porque não tem fundamento jurídico. Eles merecem melhores salários eis que trabalham com dedicação. O imóvel não pode ser vendido eis que está hipotecado. O Fluminense será o campeão nacional eis que o segundo colocado está com oito pontos perdidos.

 

Pronome

Unem-se a ele os pronomes pessoais átonos me, te, se, o, a, nos, vos: eis-me, ei-lo, ei-nos.