Milhão, milhar e mil — concordância

Publicado em português

Milhão é substantivo masculino. O numeral ou o adjetivo que o modifica deve concordar com ele: dois milhões de pessoas, duzentos milhões de estrelas, o milhão de dólares.

Prefira a concordância do verbo com a coisa expressa, não com o número: Um milhão de pessoas estavam presentes ao comício.

Milhar, também substantivo masculino, segue regra idêntica a milhão: dois milhares de laranjas foram desperdiçados (ou desperdiçadas) no transporte.

O numeral mil, por não ser substantivo, recebe tratamento diferente: Duzentas mil pessoas acompanharam o enterro do astro. Duas mil crianças participaram do projeto do programa de alimentação escolar.

Curiosidade

No tempo em que o jogo do bicho estava no auge, Moreira da Silva fez  estrondoso sucesso com o samba de breque “Acertei no milhar”, que diz: “Etelvina! O que é, Morengueira? / Acertei no milhar! / Ganhei quinhentos contos, / Não vou mais trabalhar/ Você dê toda roupa velha aos pobres / E a mobília podemos quebrar/ (…) / Etelvina, vai ter outra lua de mel / Você vai ser madame / Vai morar num grande hotel / Eu vou comprar um nome não sei onde / de Marquês Morengueira de Visconde / Um professor de francês, mon amour / Eu vou mudar seu nome pra Madame Pompadour”.