Manhas do anexo

Publicado em Geral

 
 
Eis o drama de quem escreve ofícios, memorandos e requerimentos. Volta e meia, precisa empregar em anexo ou anexo. Cheias de manhas, essas palavrinhas têm mistérios. Ora aparecem flexionadas, ora não. Ora vêm no início da oração, ora perdidas no meio ou no fim. Ora com vírgula, ora sem vírgula. Como lidar com elas?
 
      Em anexo é locução adverbial. Equivale a anexamente. Invariável, não tem feminino, masculino, singular ou plural. Apresenta-se sempre com a mesma cara: Em anexo, encaminho os documentos. Em anexo, encaminho a correspondência.  

Sempre com vírgula? Não. A vírgula depende da colocação do termo na frase. Em anexo tem o lugar dele. É no fim da oração. Se estiver lá, nada de vírgula: Encaminho os documentos em anexo.
 

Como criança arteira, em anexo é inquieto. Vive mudando de lugar. Ora aparece no começo da oração, ora no meio. Deslocado, vírgula nele: Em anexo, encaminho os documentos solicitados. Encaminho, em anexo, os documentos solicitados.  

   Anexo é outra história. Adjetivo, flexiona-se. Concorda com o substantivo a que se refere: Anexa, encaminho a carta. Anexas, encaminho as cartas. Anexo, encaminho o ofício. Anexos, encaminho os ofícios.  

E a pontuação? Se anexo vem antes do objeto, não duvide. É vez da vírgula: Anexa, encaminho a carta. Encaminho, anexa, a carta.  

Na ordem direta fica assim: Encaminho a carta anexa.
 
Reparou? É ambígua. Parece que anexa é qualidade permanente da carta. Na verdade, o recado é este: encaminho a carta que está anexa. A carta não é anexa. Está anexa.
 

A clareza é a maior qualidade do estilo. Anexa, na ordem direta, compromete-a. Dá duplo sentido à frase. Xô!