Manhas do haver

Publicado em português

Alguém disse que a língua é um sistema de ciladas. Pensava, com certeza, no haver. O verbo ora é pessoal. Conjuga-se em todas as pessoas. Ora, impessoal. Só se flexiona na 3ª pessoa do singular. Lidar com ele parece difícil. Mas não é. Basta entender-lhe as manhas. Uma vez conhecidas, fica a certeza: o leão é manso como o gatinho lá de casa.

Pessoal

O pessoal tem sujeito e  dois empregos. Um: nas locuções verbais (hei de ver, hás de ver, há de ver, havemos de ver, heis de ver, hão de ver). O outro: nos tempos compostos (havia visto, havias visto, havia visto, havíamos visto, havíeis visto, haviam visto; (que) eu haja visto, tu hajas visto, ele haja visto, nós hajamos visto, vós hajais visto, eles hajam visto).

 Impessoal 

O impessoal, sem sujeito, só se emprega na 3ª pessoa do singular. Aparece nas acepções de: ocorrer, existir e na contagem de tempo passado. Veja exemplos:

Ocorrer: Houve distúrbios durante a festa.Havia manifestações na Esplanada quando o ministro chegou. Haverá confusões durante a votação?

Existir: Há 20 pessoas nesta sala. Havia 20 deputados no plenário. Haverá mais inscrições que vagas.

Contagem de tempo passado: Moro aqui há  20 anos. Foi ao Rio há  duas semanas. Chegamos há  pouco. Caminhava pelas ruas havia três horas. Saíamos e entrávamos havia mais de cinco minutos.

haja visto x haja vista

Haja visto é tempo composto. Conjuga-se em todas as pessoas: É importante que eu haja visto o filme para comentá-lo. É importante que ele haja visto o filme para comentá-lo. É importante que nós hajamos visto o filme para comentá-lo.

Haja vista quer dizer “veja-se”. Invariável,  não se flexiona nem a pedido do Senhor:

Ele viu o filme, haja vista o comentário feito.

Há x atrás

A duplinha forma pleonasmo. indica tempo passado. Atrás, também. Fique com um ou outro:

  • Cheguei há  cinco minutos.
  • Cheguei cinco minutos atrás.

 

Exemplo dos diferentes empregos

Costumo chegar aos encontros pontualmente. Mas hoje houve vários problemas. O trânsito não andava. Havia mais de 20 carros na minha frente. O sinal fechava a cada minuto. O relógio avançava sem pena. Dali a pouco a aula ia começar. Os alunos já haviam chegado havia alguns minutos. E o congestionamento continuava. Vão longe os tempos em que o trânsito fluía sem problemas em Brasília. dois anos o número de carros explodiu nas ruas. Hoje a média é de 2,5 passageiros por veículo. Sem transporte público, a situação tende a piorar. Haja vista as grandes cidades. Daqui a pouco, ficaremos parecidos com São Paulo.