Mandado de prisão? Mandato de prisão?

Publicado em português

Ufa! Que semana movimentada! O ponto alto? Foi a prisão dos hackers que invadiram o celular de mais de mil pessoas. Entre elas, ninguém menos que o presidente da República e o ministro da Justiça. Dia sim, outro também, Sérgio Moro via mensagens atribuídas a ele no noticiário de Europa, França e Bahia. O ministro da Economia também caiu na rede. Paulo Guedes, ao ver mensagens dele para ele, pôs a boca no mundo.

A polícia estava em campo. Tinha cumprido mandados de busca e apreensão na casa de suspeitos. Quatro foram pro xilindró. A notícia ganhou asas. Ao escrevê-la, não deu outra. T tomou o lugar do d. Resultado: mandado virou mandato. Que confusão! Mandado vem de mando. Quer dizer ordem. Daí mandado de segurança, mandado de prisão, mandado de soltura.

Mandato pertence a outra patota. Quer dizer representação. Presidente tem mandato. Senador e deputado também. Governador, prefeito e vereador idem. Eles são eleitos. Recebem nas urnas autorização para falar e decidir em nome do eleitor. Que privilégio! Que responsabilidade!