Já eram

Publicado em Geral

 
 
Imagine a cena: dia após dia, ano após ano, você encontra a mesma pessoa, com a mesma roupa, o mesmo sapato, o mesmo corte de cabelo, o mesmo sorriso, a mesma conversa. É a mesmeira.
 

Ser sempre igual não é privilégio do reino dos homens. No reino da palavra também existem os mesmeiros. Chamam-se chavões, clichês ou lugares-comuns. De tanto se repetidos, perdem a força original. Criaturas altamente previsíveis, dão a impressão de roupa desgastada, batida, sem novidade.
 

Como surgem esses seres? Ninguém sabe ao certo. Aparecem inicialmente como grande novidade. A televisão os divulga, o rádio os propaga, os jornais os difundem. Ganham a boca do povo. Viram moda. Depois passam.
 

Mas alguns fazem como a Carolina do Chico Buarque: “O tempo passou na janela / só Carolina não viu”. Acomodados, nem se dão conta de que a onda mudou. Têm preguiça de descartar a antiga. E continuam a repeti-la.
 

Os chavões detestam andar sozinhos. Às vezes o substantivo se junta ao adjetivo e forma uma dupla. São os casaizinhos: calor escaldante, crítica construtiva, esposa dedicada, filho exemplar, inflação galopante, obra faraônica, perda irreparável, silêncio sepulcral, singela homenagem, sol escaldante, vaias estrepitosas, singela homenagem, precioso líquido (água), astro-rei (sol), soldado do fogo (bombeiro), profissional do volante (motorista), mestre Aurélio (dicionário).
 

      Outras vezes, os clichês vão além. Formam frases ou locuções: inserido no contexto, abrir com chave de ouro, dar o pontapé inicial, acertar os ponteiros, ao apagar das luzes, cair como uma bomba, depois de longo e tenebroso inverno, dizer cobras e lagartos, desbaratar a quadrilha, do Oiapoque ao Chuí, fugir da raia, hora da verdade, morrer de amores, passar em brancas nuvens, perder o bonde da história, pomo da discórdia, sagrar-se campeão, tábua de salvação, tiro de misericórdia, voltar à estaca zero, a mil, a mil por hora, arrebentar a boca do balão.
 

Lembre-se: o que é escrito sem esforço é lido sem prazer. Os chavões envelhecem o texto. Livre-se deles. Sua redação agradece. Seu professor também.