Hino Nacional: vamos entendê-lo?

Publicado em português

Quem diria! O Hino Nacional entrou na ordem do dia. O ministro da Educação mandou a meninada perfilar-se diante da bandeira e cantar o ouviram do Ipiranga as margens plácidas. Não só. O ato deverá ser filmado e encaminhado ao Ministério da Educação. Ops! Não pode. É proibido divulgar imagem de crianças. Instalou-se a polêmica. Enquanto a discussão corre solta, vale conhecer a letra do hino palavra por palavra. O blogue dá uma ajudinha. Quer ver?

 

Hino Nacional

Letra: Osório Duque Estrada

Música: Francisco Manoel da Silva  

 

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas / De um povo heroico o brado retumbante, / E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, / Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

(As margens plácidas (tranquilas, serenas) do Ipiranga ouviram o brado (grito) retumbante (estrondoso) de um povo heroico. E o sol da liberdade, em raios fúlgidos (cintilantes), brilhou no céu da Pátria nesse instante.)

***

Se o penhor dessa igualdade / Conseguimos conquistar com braço forte, / Em teu seio, ó Liberdade, / Desafia o nosso peito a própria morte!

(Se conseguimos conquistar o penhor (garantia) Dessa igualdade com braço forte, o nosso peito desafia até a morte em teu seio, Ó Liberdade.)

***

Ó Pátria amada, Idolatrada (adorada, venerada) Salve! Salve!

***

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido / De amor e de esperança à terra desce, / Se em teu formoso céu, risonho e límpido,/  A imagem do Cruzeiro resplandece.

(Brasil, um sonho intenso, um raio vívido (intenso, vivo) de amor e de esperança desce à terra se em teu formoso (belo) céu, risonho e límpido, (transparente) a imagem do Cruzeiro (constelação do Cruzeiro do Sul) resplandece (brilha).

***

Gigante pela própria natureza, / És belo, és forte, impávido colosso, / E o teu futuro espelha essa grandeza, terra adorada, / Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada!/ Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

(Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, impávido (destemido, corajoso) colosso (gigante). E o teu futuro espelha (reflete) essa grandeza. Terra adorada Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria Amada! És mãe gentil (amável) dos filhos deste solo, Pátria Amada, Brasil!)

***

Deitado eternamente em berço esplêndido / Ao som do mar e à luz do céu profundo, / Fulguras, ó Brasil, florão da América, / Iluminado ao sol do Novo Mundo!

(Ó Brasil, florão (abóbada, cúpula) da América, (tu) fulguras (brilhas) iluminado ao sol do Novo Mundo, deitado eternamente em berço esplêndido, ao som do mar e à luz do céu profundo.)

***

Do que a terra mais garrida / teus risonhos, lindos campos têm mais flores; / “Nossos bosques têm mais vida”, / “Nossa vida” no teu seio “mais amores”.

(Teus campos risonhos e lindos têm mais flores, nossos bosques têm mais vida, nossa vida no teu seio (tem) mais amores do que a terra mais garrida (enfeitada, graciosa).

***

Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve! / Brasil de amor eterno seja símbolo / O lábaro que ostentas estrelado, / E diga o verde-louro desta flâmula: / – Paz no futuro e glória no passado.

(O lábaro (bandeira) que ostentas (exibe) estrelado seja símbolo de amor eterno. E o verde-louro desta flâmula (bandeira) diga: paz no futuro e glória no passado.)

***

Mas, se ergues da justiça a clava forte, / verás que um filho teu não foge à luta,/  nem teme, quem te adora, a própria morte.

(Mas, se a clava (bastão usado como arma) Forte da justiça (tu) ergues, verás que um filho teu não foge à luta, nem teme a Própria morte quem te adora.)

***

Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!