Haver: adeus, dúvidas

Publicado em português

A maioria dos verbos são pessoais. Comuns, rotineiros e sem charme, conjugam-se em todas as pessoas. Veja, por exemplo, o laborioso trabalhar: eu trabalho, tu trabalhas, ele trabalha, nós trabalhamos, vós trabalhais, eles trabalham. Ufa! O haver joga em outro time. Diferente, detesta fazer parte do rebanho. Quer ser especial. No sentido de ocorrer e existir é impessoal. Na contagem de tempo também. Sem sujeito, só se conjuga na 3ª pessoa do singular. Por isso o apelidaram de verbo singular. Você sabe lidar com os caprichos de tão manhosa criatura? Faça o teste:

Manhas do haver

Alguém disse que a língua é um sistema de ciladas. Pensava, com certeza, no haver. O verbo ora é pessoal. Conjuga-se em todas as pessoas. Ora, impessoal. Só se flexiona na 3ª pessoa do singular. Lidar com ele parece difícil. Mas não é. Basta entender-lhe as manhas. Uma vez conhecidas, fica a certeza: o leão é manso como o gatinho lá de casa.

Pessoal

O pessoal tem dois empregos. Um: nas locuções verbais (hei de ver, hás de ver, há de ver, havemos de ver, heis de ver, hão de ver). O outro: nos tempos compostos (havia visto, havias visto, havia visto, havíamos visto, havíeis visto, haviam visto; (que) eu haja visto, tu hajas visto, ele haja visto, nós hajamos visto, vós hajais visto, eles hajam visto).

 Impessoal 

  • Ocorrer: Houve distúrbios durante a greve dos caminhoneiros. Havia manifestações na Esplanada quando o ministro chegou. Haverá confusões na chegada da polícia?
  • Existir: Há 20 pessoas nesta sala. Havia 20 deputados no plenário.Haverá mais inscrições que vagas.
  • Contagem de tempo passado: Moro aqui há  20 anos.  Foi ao Rio há  duas semanas. Chegamos há  pouco. Caminhava pelas ruas havia três horas. Saíamos e entrávamos havia mais de cinco minutos.

Atenção

 O verbo haver indica tempo passado. Tempo futuro não tem vez com ele: Daqui a duas horas ele chegará a São Paulo. A poucos meses das eleições, ainda não conhecemos os candidatos.