Filme de terror? Não. É fato

Publicado em Geral

    As imagens parecem cenas de filme de terror. Mas não são. São da guerra em Gaza. Homens, mulheres e crianças vivem como sardinhas. Um milhão e meio de pessoas não podem ir nem vir. Estão encurraladas numa faixa de 362km². De um lado, o mar. De outro, um muro alto que os separa de Israel. Ali só se conjuga o verbo faltar. Falta comida. Falta água. Falta gás. Faltam remédios. O apagão é total. O frio maltrata.
  “É tragédia humanitária”, disse a ONU. O horror ganhou manchetes na imprensa mundial. Rádios, jornais e tevês só falam no assunto. Entre os temas, as vítimas ganham destaque. Também sobressai o material bélico. Bombas, mísseis e tanques mostram a cara. A coluna vai além do noticiário. Dá uma voltinha pelos mistérios da língua. Vamos lá? 
 
A senhora da guerra
  Bélico, belicoso, belonave são filhotes de Belona. Ela se casou com Marte, o deus da guerra. Tornou-se a deusa da guerra. Os dois iam à luta juntos. Ele se vestia de armadura e protegia a cabeça com capacete. O escudo, a lança e a espada o acompanhavam pra todo lado. Ela usava capacete e exibia a lança na mão. Ambos chegavam ao campo de batalha num carro puxado por quatro cavalos. Misturavam-se aos soldados. Lutavam. Venciam sempre.
A língua reconhece o valor da deusa guerreira. Homenageou-a com várias palavras. Todas começam com bel, primeiras letras de Belona. Todas, também, têm parentesco com a guerra. Beligerante é a pessoa que está em guerra. Ou faz guerra. Belicosa é a pessoa louca por uma guerrinha. Bélico é o que se refere à guerra. Material bélico, por exemplo, é material de guerra. Belonave? É isso mesmo. Trata-se do navio de guerra.
 
Chuva de bombas
  Bombardear é dos verbos mais usados pelos jornalistas. Membro da família de passear, frear e bloquear, tem a manha dos irmãozinhos terminados em -ear. Na 1ª e na 2ª pessoa do plural do presente do indicativo e do subjuntivo, perde o i. Eis a conjugação do indesejado das gentes: eu bombardeio, ele bombardeia, nós bombardeamos, vós bombardeais, eles bombardeiam; (que) eu bombardeie, ele bombardeie, nós bombardeemos, vós bombardeeis, eles bombardeiem. 
 
A conta
  Onze dias de chuva de mísseis, balas e bombas têm custo. Quem paga a conta? É a população civil, claro. Homens, mulheres e crianças, que não têm nada a ver com a história, perdem a saúde ou a vida. Até ontem, nove israelenses e mais de 600 palestinos tinham morrido. Há feridos dos dois lados: 90israelenses e mais de 3 mil palestinos.   Mortos e feridos são vítimas. Mas há diferença entre eles. Uma coisa é machucar-se. Outra, ir pro céu. Como ser claro? Alguns falam em vítima fatal. Nada feito. Fatal é o que mata. O acidente é fatal porque mata. O bombardeio é fatal porque mata. A doença é fatal porque mata. Mas as criaturas que tiveram a vida ceifada não matam. Por isso não aceitam o adjetivo fatal. O que são? São mortos: O confronto fez 200 vítimas. Entre elas, 10 mortos.