Eu presenteio. E você?

Publicado em Geral

Domingo é Dia Internacional da Mulher. Um verbo é pra lá de conjugado. Trata-se de presentear. Ele joga no time de cear, que, por sua vez, se flexiona do mesmo jeitinho de passear. A família -ear tem uma marca. O presente do indicativo e o presente do subjuntivo são perdulários. Têm uma letra a mais. É o i. Mas o nós e o vós não entram na gastança. Ficam com as outras pessoas dos outros tempos. Não querem saber da vogal excedente.

Veja:

Presente do indicativo: eu passeio (presenteio, ceio), tu passeias (presenteias, ceias), ele passeia (presenteia, ceia), nós passeamos (presenteamos, ceamos), vós passeais (presenteais, ceais), eles passeiam (presenteiam, ceiam)

Presente do subjuntivo: que eu passeie (presenteie, ceie), que tu passeies (presenteies, ceies), que ele passeie (presenteie, ceie), que nós passeemos (presenteemos, ceemos), que vós passeeis (presenteeis, ceeis), que eles passeiem (presenteiem, ceiem)

É isso. Antigamente eu presenteava e era presenteada. No ano passado, eu presenteei e fui presenteada. Hoje eu presenteio e sou presenteada. E você?