Enquete na internet: 10 erros que mais incomodam (3)

Publicado em português

“Cite um erro de português que mais incomoda você.” Seguidores responderam com contribuições variadas. A enquete ficou pra lá de rica. Eis a terceira relação.

“Vítima fatal”

Fatal significa “que mata”. Acidente que mata é fatal. Remédio que mata é fatal. Violência que mata é fatal.

A vítima, coitada, não é fatal: O acidente fez duas vítimas. No acidente, morreram duas pessoas. Saldo do acidente: dois mortos.

 

“Outra alternativa, única alternativa”

Alternativa é sempre outra. Como só há uma, é sempre única: Com a propagação do coronavírus, a alternativa é o isolamento social. Pra perder peso, a alternativa é fechar a boca. Pra escrever melhor, a alternativa é escrever mais.

 

“A muito tempo”

Na indicação de tempo, olho no tempo:

  1. o passado pede o verbo haver: Cheguei há pouco. Ele morou em Brasília há cinco anos.  Trabalhamos aqui há 10 meses.
  2. o futuro dá a vez à preposição a: Viajo daqui a pouco. A quatro meses das eleições, não há definição sobre possível adiamento.

 

“Há dois anos atrás”

indica tempo passado. Atrás também. Os dois juntos formam baita pleonasmo. Fiquemos com um ou outro: Há dois anos fui aos Estados Unidos. Dois anos atrás fui aos Estados Unidos.

 

“Qüestão”

Questão joga no time de quente e querido. O u é mudo. Não se pronuncia.

 

“Melhor preparado”

O particípio sofre de alergia. Quando melhor se aproxima dele, espirros se sucedem. Que tal evitar contratempos? O mais bem pede passagem: Paulo está mais bem preparado que Maria. Vou selecionar o texto mais bem escrito. Dizem que as francesas são as mulheres mais bem vestidas da Europa.

 

De encontro x ao encontro

De encontro a = contra, em sentido contrário, em oposição: O carro foi de encontro à árvore. O projeto vai de encontro aos desejos do governador.

Ao encontro de = em favor de, na direção de: O projeto veio ao encontro dos interesses de estudantes. O filho correu ao encontro do pai.

 

Ao contrário / diferentemente

Ao contrário = o contrário, o oposto (sair x entrar, morrer x sobreviver, ficar em casa x ir pra rua): Ao contrário do prometido (ficar em casa), saiu tão logo o telefone tocou.

Diferentemente = de forma diferente: Diferentemente do publicado na edição de ontem, o brinquedo custa R$ 50, não R$ 500.

 

Independente / independentemente

Independente = livre: O Brasil ficou independente em 1822.

Independentemente = sem levar em conta: Ganha o mesmo salário independentemente do número de horas trabalhadas.

 

Embaixo, em cima

Embaixo se escreve junto. Em cima, separado: O sapato está embaixo da cama; o livro, em cima da mesa.