Diquinhas infantis 41

Publicado em Diquinhas, Geral
Iracema, a virgem dos lábios de mel

Iracema era a mais bela índia do Ceará. Tinha cabelos negros como a ave da graúna e lábios doces como mel. Amiga da natureza, andava descalça nos bosques, nadava no rio e conversava com o vento. Um dia, viu um homem branco que a observava. Ela o feriu com uma flecha. Ele não reagiu.

A jovem percebeu que Martim era gente boa. Cuidou dele. Depois, celebrou a paz: quebrou a flecha e lhe ofereceu a haste. Então levou o jovem para a cabana onde morava. Os dois se apaixonaram. Mas ela não podia namorar porque era sacerdotisa. Aí, não deu outra. O amor era tão forte que ela abandonou a tribo e seguiu o amado. Ficou grávida.

Ele foi para a guerra. Iracema sentiu muita saudade. Ficou triste, triste, triste. Quando a criança nasceu, Martim voltou. Ela entregou o garoto para o pai com estas palavras: “Este é Moacir, o filho da dor”. Em seguida, morreu.   O livro

José de Alencar escreveu Iracema em 1865. Chamou a obra de Lenda do Ceará. Iracema e Martim simbolizam a origem do cearense. Moacir, o primeiro descendente.   Mesmas letras

Anagrama é palavra formada com as mesmas letras de outra. Isabel em seis letras: i-s-a-b-e-l. tem as mestras letras em ordem diferente: b-e-l-i-s-a. é anagrama de Isabel. * Maria tem cinco letras: m-a-r-i-a Arima arruma as mesmas letras de outro jeito: a-r-i-m-a. Arima é anagrama de Maria.   Caça-palavra Encontre o anagrama de amor: AMARRIOMARIO MARCOSROMAS RODAMARRONS MARTAOBRIGAS   Quer ganhar um bombom? Então marque o anagrama de Iracema:

brasileirocearenseAméricaEurásia

Resposta ROMA América