Diquinhas de Português 63

Publicado em Diquinhas

A morte do Minotauro

Minos, o pai do Minotauro, mandou construir um enorme labirinto em Creta pra prender o filho. O meio homem, meio touro ficou lá, furioso. Pra acalmá-lo, os moradores de Atenas tiveram de assumir compromisso de arrepiar os cabelos. Todos os anos, entregavam sete homens e sete mulheres pra alimentar a criatura. Já imaginou?

— Basta, disse Teseu, o príncipe ateniense.

Dito e feito. Acompanhado de amigos valentes, ele partiu pra enfrentar o monstro. Antes, aceitou o convite do rei de Creta pra participar de um banquete. A princesa Ariadne estava lá. Não deu outra. Os dois se apaixonaram.

Ela ficou com medo de o amado se perder no labirinto. Teve, então, uma ideia. Deu ao jovem um novelo de linha. Ele entrou desenrolando o fio e deixando um rastro atrás de si. Ao ver o Minotauro, jogou areia nos olhões dele. Depois, matou-o. Voltou seguindo o rastro da linha. Oba! Teseu e Ariadne se casaram. Estarão juntos até hoje?

Inseparáveis

Na língua existem letras que andam sempre juntas. São casaizinhos. Não se separam jamais. Quer ver? Leia em voz alta estas palavras. Depois, separe as sílabas:

Minotauro — papai — touro — Teseu —

Colorido

Pinte os casaizinhos com cores bem bacanas.

Nome

A duplinha inseparável se chama ditongo. (DESTACAR)

Caça-palavras

Localize três ditongos:

ARIADNEMONSTRO MEIOLINHAFIOSREI ELACASAMENTOSO ESTAVAIDEIAOLHO

Resposta Mi-no-tau-ro, pa-pai, tou-ro, Te-seu

MEIO REI IDEIA