Diquinhas de Português 61

Publicado em Diquinhas, Geral

Orfeu, o músico

Orfeu fazia poesia. Cantava como anjo. Tocava lira como ninguém. Gente e bichos não resistiam aos encantos do artista. Ao ouvi-lo, os animais selvagens ficavam mansinhos, mansinhos. As plantas se viravam na direção dele. As pessoas paravam, maravilhadas.

Um dia, Orfeu conheceu Eurídice. Os dois se casaram. Num domingo, Eurídice passeava no campo. Tirou o sapato e … ops! Uma cobra a picou. Ela morreu. O marido, muito triste, foi procurá-la no reino dos mortos. Com o belo canto, comoveu Hades, o deus das sombras. Pediu a ele que a libertasse.

Hades aceitou, mas impôs uma condição: “Ande na frente da sua mulher. Não olhe pra trás. Só se volte quando chegar à Terra”. Os dois andaram muito. Ele na frente, ela atrás. Quando estavam quase chegando, bateu a dúvida. Eurídice o estaria seguindo? Orfeu olhou pra trás. Teve tempo de ver Eurídice desaparecer. Ela morreu de novo. Para sempre.

Inferno

Para os cristãos, inferno é o contrário de céu. O céu é o paraíso. Todos querem ir pra lá. Mas só os bons vão. O inferno é lugar de sofrimento. Ninguém quer saber dele. Para os gregos, o inferno é o reino dos mortos. Pra lá vão todas as pessoas que morrem. Não importa se são boas ou más.

O chefe

Para os cristãos, quem manda no inferno é ………………. Para os gregos é ………………..

 

Acento

Eurídice tem acento porque é proparoxítona. A sílaba fortona é a antepenúltima. Aparece sempre acentuada: Eu--di-ce.

Caça-palavras

Encontre as outras proparoxítonas que aparecem no texto: HADESINFERNO DÚVIDAMORTOS ORFEUMÚSICOS OLHARMÚSICAIS

Resposta diabo, Hades Caça-palavras: dúvida, músico, música