Diquinhas de Português 61

Publicado em Diquinhas, Geral

Asclépio, o deus da medicina

Apolo se apaixonou pela princesa Corônis. Mas ela nem ligou pra ele. Afinal, estava caidinha de amor por outro. O deus da beleza não se conformou. Forçou-a a se casar. Quando ela ficou grávida, Apolo precisou viajar. Contratou, então, um corvo pra vigiar a mulher. Dias depois, a ave lhe contou que Corônis se encontrou com o ex-namorado. Furioso, Apolo mandou matar a moça.

Em seguida, tirou o filho vivo da barriga da mãe. Chamou-o Asclépio. Mas não quis cuidar do bebê. Deu-o ao irmão. Hermes ficou impressionado com o recém-nascido, que observava tudo com tanta atenção que se esqueceu de chorar. Entregou a criança a Quíron, o centauro, que ensinou ao garoto os segredos da medicina.

Asclépio brilhou. Curava os doentes e até ressuscitava os mortos. A fama dele se espalhou pela Terra e pelo Olimpo. Zeus, assustado com tanto poder, matou-o com um raio. Asclépio se transformou na constelação Serpentário. Lá no céu, ele carrega um emblema. São duas serpentes enroladas em um bastão. É o símbolo dos médicos.

Coletivo

Muitas estrelas formam uma constelação. Muitos cães, uma matilha. Muitos bois, uma junta.

Agora você

Encontre no caça-palavras o coletivo que completa as frases:

Muitos livros foram uma ……………. Muitos aviões formam uma……………………… Muitos ladrões formam uma ……………………………… Muitos passarinhos formam um ………………………….

BANDOVARALIVRO SSQUADRILHASAPO SACOSBIBLIOTECAS JUNTACOSTELAÇOS ESQUADRILHASALA

Resposta biblioteca, esquadrilha, quadrilha, bando