De olho na redação

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Escritora Lucília Garcez tira as principais dúvidas de estudantes na elaboração do texto
 
Priscilla Borges
 
Da equipe do Correio
 
Colocar idéias no papel não é uma tarefa fácil para todo mundo. Porém, é considerada uma habilidade essencial para entrar no ensino superior. Para conseguir uma vaga na universidade, todo candidato precisa demonstrar que sabe escrever uma redação. Quem não atinge a pontuação mínima acaba eliminado da disputa. Por isso, os candidatos não devem desprezar a prova. Ler bastante e produzir textos para treinar deve fazer parte da rotina de todo vestibulando.
 
Elias Silveira Barros, 17, que pretende concorrer a uma vaga no curso de medicina, conta que sofre um bocado para conseguir concatenar idéias e passá-las para o papel. Em geral, ele não consegue desenvolver o mesmo raciocínio do início ao fim do texto. “Acabo fugindo do assunto. Muitas vezes, vejo que fica faltando alguma coisa”, desabafa. Os colegas Paulo Roberto Melo e Ludimylla Freitas, ambos de 17 anos, também enfrentam algumas dificuldades para redigir um texto.
 
Para ajudá-los nessa reta final de preparação, o Gabarito pediu que a escritora e professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB) Lucília Garcez respondesse às principais dúvidas apontadas por Elias, Paulo Roberto e Ludimylla no processo de elaboração de textos. Confira as respostas dadas por ela. Podem ajudar você também!
 
1. Tenho dificuldades em escolher as palavras mais adequadas ao texto. Fico com medo de sair da norma culta ou ficar muito coloquial.
 

Espere um pouco para o seu arquivo mental liberar palavras mais precisas para o contexto. Não pegue a primeira que surgir. Procure a mais exata para transmitir a sua idéia na situação de formalidade da prova. Temos um acervo de palavras que não usamos com freqüência, mas que conhecemos e entendemos. Como elas não são muito utilizadas ficam numa espécie de arquivo morto, que é preciso acessar.
 
2. Os textos de apoio às vezes me confundem e não consigo identificar direito o tema da redação. Como faço?
 

Leia os textos motivadores mais de uma vez. Grife as palavras-chave. Procure traduzir a idéia central num período. Pense sobre essa idéia central e busque mais idéias em sua experiência prévia sobre o assunto, faça relacionamentos, associações, articulações, procure exemplos, dados, testemunhos, citações de fatos, para ampliar essas idéias e compor o texto. Siga as idéias principais dos textos como um roteiro para toda a redação. Faça um esquema prévio, uma espécie de índice das idéias que serão desenvolvidas no texto.
 
3. Não consigo desenvolver minha idéia do início ao fim do texto. Como fazer para traçar uma linha de raciocínio sem fugir ao tema?
 

Tente fazer um mapa de idéias, ou seja, um esquema. Coloque primeiro a idéia principal, em torno dela vá puxando as idéias secundárias, os argumentos, os exemplos, os dados, os fatos, os testemunhos. Analise o nexo entre uma idéia e outra. Depois ordene, hierarquizando o que vem primeiro e o que vem em seguida, até o fim.
 
4. Sempre travo na hora de fazer finalizar o texto. O que devo colocar na conclusão?
 

A conclusão decorre e é uma conseqüência do que foi desenvolvido ao longo do texto. Releia o seu texto mais de uma vez. Retome as idéias principais, amarrando-as umas às outras, para compor um pensamento final, que é como se fosse um reforço, um resumo, uma síntese da idéia principal do texto.
 

5. Como devo fazer a seleção das idéias para escrever minha redação?
 

Primeiro decida qual é sua idéia principal. Vamos dar um exemplo da prova do Enem 2008. Suponhamos que sua idéia principal seja: fiscalizar melhor a Amazônia e aplicar multas severas aos desmatadores ilegais é a solução para evitar a destruição da floresta.
 
Depois amplie essa idéia com idéias secundárias correlacionadas.
 
· Necessidade de preservação da floresta: ciclo de chuvas, acervo de vegetais para pesquisa, purificação do ar.
 
· Como seria essa fiscalização? Sob a responsabilidade de que instituições?
 
· Quem seriam os fiscais? ligados a que órgão ou instituição? Como seriam seus salários para evitar corrupção?
 
· Como seriam treinados?
 
· Quais equipamentos seriam necessários para a fiscalização eficaz?
 
· Quais seriam as formas de multar?
 
· Quais seriam as punições para quem não pagasse as multas? Reflorestar? Perder as terras invadidas?
 
Conclua repetindo a idéia principal ampliada com argumentos que você desenvolveu no texto.
 
6. Até que ponto devemos utilizar os textos de apoio?
 

Nunca copie partes dos textos de apoio. Leia-os mais de uma vez e traduza as idéias por meio de paráfrases (as mesmas idéias escritas de outra forma).
 
7. Demoro muito a começar a escrever um texto porque as idéias não vêm. Como solucionar o problema?
 

Leia várias vezes os textos de apoio. Encontre as idéias principais. Releia o enunciado. Faça perguntas ao enunciado:
 
· o que eu sei sobre esse assunto?
 
· o que eu penso sobre essa questão?
 
· qual seria minha idéia principal a respeito do tema?
 
· como posso dividir esse assunto em idéias secundárias relacionadas? Quais os subtemas que podem ser desenvolvidos sobre esse assunto?
 
· quem já falou sobre esse assunto? Quando? Em que veículo de comunicação? Quais são as opiniões existentes sobre esse tema?
 
É bom lembrar que a leitura de jornais e revistas de grande circulação enriquece a memória e o raciocínio. Informações prévias são muito importantes na hora de desenvolver um tema. Quanto mais se sabe sobre um assunto, quanto mais já se pensou sobre ele, mais se tem a dizer e mais fácil é elaborar um texto. Por isso, transforme-se em um leitor assíduo.

 

 

(Matéria publicada no suplemento Gabarito, que circula às segundas-feiras no Correio Braziliense)