De meias e meios

Publicado em Geral


    Meio-dia e meia? Meio-dia e meio? Criança meio adoentada? Criança meia adoentada? A dúvida tem diagnóstico. É a confusão entre adjetivo e advérbio. Adjetivo é variável. Advérbio, invariável. Como identificar um e outro?

    Avalie seu domínio do assunto. Faça o teste. Leia as frases com muiiiiiiita atenção. Analise-as. Depois, assinale as certinhas da silva:

    a. Meia verdade é meia mentira. Depende do ponto de vista.
    b. Maria anda meia chateada com as notas baixas da filha.
    c. Adoro minha meia-irmã.
    d. Dona Marisa Letícia anda meia desaparecida da mídia.
    e. Saiu de casa ao meio-dia e meia.

    E daí?
   

    Escolheu a, c, e? Certíssimo. Você sabe distinguir gato de lebre. A disputa adjetivo x advérbio não pegará você pelo pé vida afora. Mas, se você preferiu outra letra, a história muda de enredo. Arregace as mangas e dê uma estudadinha no assunto. No fim, você ficará com uma certeza: o bicho não é tão feio quanto o pintam.

Muda de cara
   

    Adjetivo ou advérbio? O adjetivo é mutável. Tem feminino, masculino, singular e plural. Subordinado ao substantivo, concorda com o chefão em gênero e número: menino alto, meninos altos; menina alta, meninas altas.
   

    O adjetivo meio não goza de privilégios. Também acompanha o substantivo sem tossir nem mugir. Se o nome estiver no masculino singular, ele se flexiona no masculino singular (meio quilo). Se no masculino plural, o subalterno não pensa duas vezes. Vai pro masculino plural (meios quilos).
   

    Se no feminino, a história se repete. Substantivo no singular leva o verbo pro singular. Substantivo no plural arrasta o verbo para o plural: meia verdade, meias verdades; duas dúzias e meia (dúzia).

Não muda de cara
   

    O advérbio joga em outro time. Para ele não existe gênero nem número. No caso, meio acompanha o adjetivo. Quando aparece, quer dizer um tanto, mais ou menos: Maria anda meio (um tanto) chateada com as notas baixas da filha. Dona Marisa Letícia anda meio (um tanto) desaparecida da mídia. Deixe as portas meio (mais ou menos) abertas.

Macete
   

    Na dúvida, pare e pense. Na frase, meio quer dizer “metade”  ou “um tanto”? Se metade, é adjetivo. Dança conforme a música do substantivo. Se um tanto, é advérbio. Mantém-se imutável — indiferente ao feminino, masculino, singular ou plural:
   

   A senadora saiu ao meio-dia e meio? Ou ao meio-dia e meia? Ela se retirou ao meio-dia e meia (hora), não? Então ela se foi ao meio-dia e meia.

Teste

    Está pra lá de certa a frase:

    a. A professora falou meia aborrecida.
    b. A professora falou meio aborrecida.

    Resposta nota 10? É a b, claro. Ela falou “um tanto” aborrecida.